Estudo traz registros que fornecem panorama da diversidade de aves brasileiras

Pesquisador realiza levantamento da literatura sobre a paleontologia de aves do Brasil. A pesquisa oferece subsídios para novos estudos nessa área de conhecimento

Por
 05/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/05/2022 as 18:29
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Estudo traz registros que fornecem panorama da diversidade de aves brasileiras
/

Um estudo inédito sobre a paleontologia de aves no Brasil foi o tema da entrevista desta quinta-feira (5) no podcast Os Novos Cientistas. No bate-papo, o pesquisador Rafael Silva do Nascimento relatou como realizou seu estudo no Museu de Zoologia (MZ) da USP, sob a orientação do professor Luís Fábio da Silveira. Segundo o pesquisador, a paleontologia de aves no Brasil é um campo de pesquisa ainda incipiente, a despeito de seu material relativamente abundante.

A pesquisa intitulada Aves Fósseis do Brasil traz registros que mostram a diversidade e a história das aves brasileiras extintas nos tempos pré-históricos. “Nosso estudo trouxe um senso de unidade, já que o levantamento da bibliografia permitiu reunir dados de quase 400 espécies”, disse Nascimento, lembrando que os primeiros estudos de aves no Brasil foram publicados em dinamarquês, no final do século 19.

“Sempre fui interessado na história das aves extintas”, declarou o pesquisador. Segundo ele, os vestígios das aves são representados por ossos (fósseis e subfósseis), impressões de penas e ovos encontrados em todas as regiões do País, a partir da década de 1830. A revisão e a catalogação do histórico do estudo e de todos esses registros, com atualização de sua nomenclatura taxonômica, fornecem um panorama de sua diversidade e oferece subsídios para estudos filogenéticos, taxonômicos e biogeográficos. O levantamento da literatura resultou em 378 registros.

Disponível também na plataforma Spotify

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.