Estudo mostra como pessoas em situação de rua mantêm seus laços sociais

Mesmo vivendo situações como a barbárie, discriminação e abandono, pessoas que vivem em situação de rua conseguem manter seus laços sociais com pessoas e ambientes

Por
 16/04/2020 - Publicado há 4 anos
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Estudo mostra como pessoas em situação de rua mantêm seus laços sociais
/

Em entrevista realizada nesta quinta-feira (16) no podcast Os Novos Cientistas, a psicóloga Bárbara Cristina Souza Barbosa contou como sua experiência clínica de trabalhos anteriores serviu para investigar, em seu estudo desenvolvido no Instituto de Psicologia (IP) da USP, os diversos “laços sociais” que são estruturados a partir da escuta dessas pessoas. “Analisamos o laço entre as pessoas que vivem em situação de rua e os profissionais que os atendem, com outros que vivem na mesma situação, e diversos outros tipos de laços que são estabelecidos com outras pessoas e ambientes”, descreveu a pesquisadora.

O estudo de mestrado intitulado Três notas sobre a clínica com moradores de rua, ou aquilo que a clínica desvela a respeito do laço, teve a orientação da professora Ilana Mountian, do IP. A experiência de ter trabalhado em atendimento a essas pessoas, individualmente ou em grupos, foi fundamental para o desenvolvimento de seu estudo. “O objetivo foi compreender o que a escuta com essas pessoas poderia proporcionar para melhor compreender as suas situações”, contou.

A metodologia deste trabalho foi realizada a partir da escuta de cenas e fragmentos clínicos vividos em cotidianos de serviços, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) como no Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Além da revisão da literatura e da análise dessas cenas, optou-se por uma escrita que trouxesse a dimensão da narrativa na construção do trabalho”, descreveu Bárbara.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.