Estudo mapeia a literatura afro-brasileira nos livros didáticos do ensino médio

Educadora analisou os conteúdos de livros didáticos utilizados no ensino médio entre os anos de 2018 e 2020 e a relação com a Lei 10.639/2003. Pesquisa foi apresentada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

08/09/2022 - Publicado há 2 anos
Novos Cientistas - USP
Estudo mapeia a literatura afro-brasileira nos livros didáticos do ensino médio
/

No podcast Os Novos Cientistas desta quinta-feira (8), a entrevistada foi a educadora Debora Silvestre Missias Alves, que apresentou na Escola de Ciências e Humanidades (EACH) a pesquisa de mestrado O ensino de literatura afro-brasileira nos livros didáticos. Sob a orientação do professor Jefferson Agostini Melo. “Analisamos obras didáticas mais vendidas nos anos de 2018, 2019 e 2020”, contou Débora.

De acordo com a pesquisadora, seu estudo permitiu constatar que foram poucos autores e obras literárias afro-brasileiras apresentados aos alunos no referido período (2018 a 2020). “Há lacunas relevantes nos textos didáticos”, destacou Débora. Na sua pesquisa, ela buscou compreender o conceito de literatura afro-brasileira, destacando o papel do ensino de literatura e discorreu sobre diferentes facetas do livro didático, como mercadoria, subsídio e reflexo de práticas culturais. “Essas reflexões são importantes para observação do cumprimento da Lei 10.639/2003”, explicou a pesquisadora.

A Lei 10.639/2003 altera a lei de diretrizes e bases e determina que no Ensino Fundamental e Médio, particular ou público, torna-se obrigatório o ensino sobre histórico e cultura afro-brasileira. “Esses conteúdos devem atravessar todo o currículo especialmente nas seguintes áreas, educação artística e literatura e histórias brasileiras”, afirmou Débora, ressaltando que em seu estudo ela voltou-se ao mapeamento de seis coleções de livros didáticos de literatura mais presentes nas escolas brasileiras públicas e particulares entre os anos de 2018 e 2020.

Disponível também na plataforma Spotify