Curioso por Ciência #8: Qualidade do sono pode ter impacto na evolução da Doença de Parkinson

A pesquisa de Samuel Antonio Freitas,  da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto investigou a evolução da perda cognitiva e à sobrevida de pacientes com Parkinson após 10 anos da primeira avaliação

 19/02/2024 - Publicado há 5 meses
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #8: Qualidade do sono pode ter impacto na evolução da Doença de Parkinson
/

Neste episódio do Curioso por Ciência, Eduardo Nazaré traz os resultados da pesquisa de Samuel Antonio Freitas,  que investigou  se os transtornos do sono estão relacionados à evolução da perda cognitiva e à sobrevida de pacientes com Parkinson, após 10 anos de uma primeira avaliação

Ao longo do último século a prevalência da doença de Parkinson aumentou, tornando-se a segunda doença neurodegenerativa mais comum. As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas os pesquisadores acreditam que podem estar ligadas a fatores genéticos e ambientais.

Na pesquisa, orientada pelo professor Vitor Tumas, os pesquisadores investigaram os aspectos motores, como: tremor, rigidez muscular, instabilidade postural e não-motores da doença, como: problemas de sono e memória, distúrbios emocionais. Esses últimos, muitas vezes, surgem antes mesmo dos sintomas motores, adicionando uma camada a mais na compreensão da doença.

Os resultados revelaram que o grupo de pacientes com sintomas mais graves era composto por pessoas idosas, com menor escolaridade e em estágios mais avançados da doença. Outros fatores correlacionados foram o uso de antidepressivos e o tempo de sono de qualidade. Além disso, o declínio cognitivo mostrou associações com uma maior dose de medicamentos dopaminérgicos. Também foi observado que entre os participantes que os homens tiveram menor risco relativo de óbito e desenvolvimento de demências em comparação com as mulheres.

Essa pesquisa, de mestrado, foi defendida em 2022 no programa de Pós-Graduação em Neurologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.