No episódio Curioso por Ciência desta semana, Eduardo Nazaré apresenta a pesquisa de Fernanda Ursoli Ferreira Rodrigues, que conseguiu criar pequenos ossos em laboratório utilizando células-tronco mesenquimais. Essas células multipotentes, isoladas da medula óssea, foram cultivadas em biomateriais que imitam o ambiente natural do corpo humano, permitindo o desenvolvimento de ossículos humanizados. Esses miniossos foram posteriormente implantados em camundongos para estudar seu comportamento em um organismo vivo.
O trabalho permitiu recriar o microambiente da medula óssea, o nicho hematopoiético, facilitando estudos sobre o desenvolvimento das células do sangue e doenças como leucemia. Além disso, o modelo auxilia na avaliação de transplantes de medula óssea de forma mais segura, sem a necessidade de testes iniciais em humanos. A pesquisa demonstra o potencial das células-tronco para revolucionar a medicina regenerativa e os transplantes, contribuindo para avanços no entendimento e tratamento de doenças complexas.
A tese de doutorado de Fernanda, Investigação de diferentes fontes de células-tronco mesenquimais da medula óssea e biomateriais para a geração de ossículos humanizados funcionais in vivo, foi orientada por Dimas Tadeu Covas e defendida em 2022 pelo Programa de Pós-Graduação em Células-Tronco e Terapia Celular na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.