No Curioso por Ciência desta semana, Eduardo Nazaré, do Dr. Fisiologia, fala sobre os resultados de uma pesquisa que investigou a técnica de fusão lateral por via interssomática, usada para tratar problemas na coluna. O estudo, do pesquisador Rodrigo Augusto do Amaral, teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes posições do paciente durante a cirurgia, com foco na movimentação do músculo psoas e na curvatura da coluna lombar.
Os pesquisadores utilizaram ressonância magnética em 24 pacientes para analisar o comportamento do músculo psoas e a lordose lombar em três posições: decúbito lateral, dorsal e prono (barriga para baixo). Os resultados mostraram que, na posição prono, houve menor movimentação do músculo psoas e uma maior curvatura lombar, o que pode facilitar o alinhamento da coluna e reduzir o risco de lesões nos nervos durante o procedimento cirúrgico.
Rodrigo defendeu seu doutorado, Alterações morfológicas do músculo psoas maior em relação ao posicionamento do paciente, em 2023, no programa de pós-graduação em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com orientação do professor Carlos Fernando Pereira da Silva Herrero.
Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.