Curioso por Ciência #31: Pesquisa em ratos revela que suco de uva reduz risco de câncer colorretal e álcool aumenta

O efeito do álcool se deve ao aumento do estresse oxidativo e à promoção da inflamação, fatores que são conhecidos por aumentar o risco de câncer

 Publicado: 29/07/2024
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #31: Pesquisa em ratos revela que suco de uva reduz risco de câncer colorretal e álcool aumenta
/

Neste episódio do Curioso por Ciência o tema é câncer colorretal e como o consumo de uva e vinho pode influenciar essa doença. Segundo Isabelle Rodrigues do Dr. Fisiologia, o câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum no mundo e a segunda maior causa de morte por câncer. Fatores como dieta, estilo de vida e histórico familiar desempenham um papel importante no risco de desenvolver essa doença, assim como o consumo de álcool. Por outro lado, produtos derivados da uva, como suco de uva e vinho, contêm compostos polifenólicos, que têm propriedades benéficas para a saúde, por ter compostos com efeitos anti-inflamatórios e anticancerígenos.

Em estudo com ratos, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP avaliaram como o consumo de vinho, suco de uva e álcool afetam o processo de formação do câncer colorretal. Os ratos foram expostos a um agente cancerígeno para induzir o câncer colorretal e, em seguida, foram tratados com vinho, suco de uva e álcool.

Os resultados mostraram que o suco de uva concentrado foi eficaz em reduzir a progressão do câncer nesses ratos. Ele ajudou a prevenir o crescimento desordenado das células do cólon e inibiu a proliferação celular, promovendo a apoptose, que é a morte celular programada necessária para evitar o desenvolvimento do câncer.  Por outro lado, o álcool mostrou um efeito negativo. Ele não apenas diminuiu os benefícios dos compostos derivados da uva, presentes tanto no suco de uva quanto no vinho, mas também contribuiu para o desenvolvimento do câncer colorretal quando combinado com o agente cancerígeno. Isso se deve ao aumento do estresse oxidativo e à promoção da inflamação, fatores que são conhecidos por aumentar o risco de câncer.

Assim, o estudo mostrou que, enquanto o suco de uva é promissor na prevenção do câncer colorretal, o álcool teve o efeito oposto, promovendo o processo de formação do câncer. Já o vinho, que contém tanto álcool quanto compostos da uva, apresentou efeitos neutros, ou seja, não foi nem benéfico, nem prejudicial.

A pesquisa de doutorado do Everton Felix Cesar com o título Estudo comparativo dos efeitos do álcool, vinho tinto e suco de uva na carcinogênese colônica experimental, foi defendida no programa de pós-graduação em Patologia da FMRP, em 2023, com orientação do professor Sergio Britto Garcia.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.