Curioso por Ciência #30: Desempenho físico de atletas amadores não mostra melhorias significativas com o uso de teacrina, revela estudo

Segundo pesquisadores é necessário mais estudos sobre o tema e apontam a necessidade de consultar profissionais de saúde, em especial de nutrição para uso de suplementos

Publicado: 22/07/2024
Curioso por Ciência - USP

No podcast Curioso por Ciência desta semana, Isabelle Rodrigues, do Dr. Fisiologia, traz os resultados da pesquisa de Henrique Santa Capita Cerqueira, que avaliou os efeitos da teacrina sobre o desempenho físico em atletas amadores jovens do sexo masculino. O pesquisador verificou se a suplementação com teacrina poderia melhorar a performance em uma série de testes físicos.

Na pesquisa Efeitos da suplementação de teacrina sobre o desempenho motor e sistema IGF de atletas amadores, 22 atletas foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu teacrina e o outro, um placebo. Eles foram avaliados em três momentos diferentes: inicialmente, depois de 72 horas e, por fim, após 8 semanas. Durante essas avaliações, foram realizados diversos testes físicos para medir o desempenho dos atletas, além de dosagens hormonais.

Na primeira avaliação, todos os atletas realizaram os testes sem qualquer suplementação, servindo como medida inicial. Na segunda avaliação, os atletas tomaram teacrina ou placebo 60 minutos antes dos testes. Durante as oito semanas seguintes, eles continuaram tomando o suplemento ou placebo antes de seus treinos.

Os resultados desse estudo mostraram que não houve diferença significativa no desempenho físico entre o grupo que tomou teacrina e o grupo que tomou placebo, tanto nos efeitos imediatos quanto nos efeitos a longo prazo. “De acordo com este estudo, a teacrina não melhorou o desempenho físico dos atletas amadores.”

Isabelle lembra que a ciência ainda precisa de mais estudos para confirmar qualquer benefício significativo. “Antes de investir em novos suplementos, é sempre bom olhar para as evidências científicas e conversar com profissionais de saúde e nutrição.”

O trabalho foi apresentado no doutorado de Cerqueira no programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente  na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em 2022, com orientação do professor Carlos Eduardo Martinelli Junior.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.