Curioso por Ciência #28: Acupuntura pode ser alternativa para redução da intensidade da dor em pacientes com osteoartrite

Ensaio clínico que utilizou acupuntura foi feito com 39 pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

 08/07/2024 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 22/07/2024 às 10:04
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #28: Acupuntura pode ser alternativa para redução da intensidade da dor em pacientes com osteoartrite
/

Neste episódio do podcast Curioso por Ciência, Eduardo Nazaré, do Dr. Fisiologia, fala sobre pesquisa que avaliou a utilização da acupuntura para a redução da dor. A acupuntura é uma prática que usa a aplicação de pequenas agulhas em diferentes regiões do corpo. Já a osteoartrite de quadril é uma condição que causa dor intensa e perda de mobilidade, afetando principalmente pessoas mais velhas.

No estudo Efeitos da acupuntura no tratamento da dor crônica associada à osteoartrite do quadril: um ensaio clínico randomizado e controlado por placebo, o pesquisador Rafael Astini comparou a eficácia da acupuntura real com a acupuntura simulada e o tratamento convencional em pacientes com osteoartrite grave de quadril que não responderam bem a outros tratamentos. O ensaio clínico foi realizado com 39 pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Os resultados mostraram uma redução significativa na intensidade média de dor e uma melhora na funcionalidade do quadril para os pacientes de acupuntura real. Esses efeitos positivos duraram até quatro meses após o tratamento. Além disso, todos os pacientes do grupo de acupuntura real relataram uma melhora na qualidade de vida e redução no uso de medicamentos para dor. Os grupos de acupuntura simulada e tratamento convencional não apresentaram mudanças significativas.

Este estudo é importante porque destaca o potencial da acupuntura para melhorar a dor e a funcionalidade em pacientes com osteoartrite grave de quadril, com efeitos duradouros. Essas descobertas são animadoras, especialmente para as pessoas que estão esperando por cirurgia ou buscando alternativas para aliviar a dor da osteoartrite de quadril.

O trabalho foi parte do mestrado de Rafael, no programa de pós-graduação em Ciências da Saúde na FMRP, defendido em 2023 e orientado pelo professor Marcelo Riberto.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.