Curioso por Ciência #26: Molécula IL-10 pode atuar na duração da infecção pelo vírus sincicial, revela pesquisa

Os resultados do estudo abrem novos caminhos para o tratamento de infecções respiratórias pelo vírus sincicial, um dos principais vilões da saúde infantil

Publicado: 24/06/2024
Curioso por Ciência - USP

No Curioso por Ciência desta semana o tema é o vírus sincicial respiratório, um dos principais vilões da saúde infantil. Até os 5 anos, praticamente todas as crianças já foram infectadas por esse vírus pelo menos uma vez. Eduardo Nazaré, do Dr. Fisiologia, traz informações sobre as novas descobertas da ciência, o comportamento do vírus e o papel de uma molécula específica no nosso corpo chamada IL-10.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP descobriram sinais de que o vírus sincicial respiratório pode causar infecções que duram muito tempo ou até mesmo persistem no corpo. Isso porque o vírus foi detectado em partes do corpo onde não se esperava encontrá-lo, como nas amígdalas de crianças que não apresentavam sintomas e em linfonodos de adultos.

Para investigar melhor isso, a pesquisa de mestrado de Daniela Méria Ramos Rodrigues, integrada a esse grupo, realizou um estudo com camundongos para gerar um comparativo com o que acontecia em crianças. Eles dividiram os camundongos em dois grupos: um grupo normal e outro geneticamente modificado para não produzir IL-10, uma molécula importante no controle das respostas imunes. O objetivo dos cientistas era ver onde o vírus persistia e como o corpo reagia sem IL-10.

Segundo Eduardo, os resultados mostraram que nos camundongos normais o vírus foi encontrado em vários órgãos até 150 dias após a infecção. Já nos camundongos que não produziam IL-10, o vírus desapareceu muito mais rápido, não sendo detectado após 15 dias. “Isso indica que a IL-10 pode atuar na persistência do vírus no corpo, apesar de ambos os grupos de camundongos infectados mostrarem danos nos pulmões compatíveis com pneumonia e bronquiolite.”

Esse estudo com camundongos abre portas para novos tratamentos e estratégias para combater esse vírus tão comum e potencialmente perigoso para as crianças.

O mestrado Persistência do vírus sincicial respiratório em modelo animal: o papel da IL-10 foi defendido no programa de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, em 2023, orientado pelo professor Eurico de Arruda Neto.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.