Curioso por Ciência #25: Pacientes com TDAH enfrentam desafios significativos em comunicação

Estudo na FMRP avaliou 26 pacientes atendidos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e revelou que 85% tinham habilidades linguísticas alteradas

 Publicado: 17/06/2024
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #25: Pacientes com TDAH enfrentam desafios significativos em comunicação
/

Esta semana, no Curioso por Ciência, Isabelle Rodrigues, do Dr. Fisiologia, fala sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, ao trazer os resultados da pesquisa de mestrado da Ingrid Silva Montanher Rezende.

No trabalho Ingrid analisou 26 pacientes, atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para entender como o TDAH pode afetar as habilidades linguísticas e a comunicação. O TDAH é o transtorno do neurodesenvolvimento mais comum na prática clínica e, muitas vezes, vem acompanhado de outros problemas, como dificuldades de comunicação e aprendizado.

O objetivo do estudo foi examinar diferentes habilidades linguísticas, como a consciência fonológica (que envolve sons e sílabas), a sintática (relacionada à estrutura das frases), semântica (que está ligada ao significado das palavras) e pragmática (que se refere ao uso da linguagem no contexto social) em pacientes com diagnóstico de TDAH.

Os resultados mostraram que quase 85% dos pacientes com TDAH tinham habilidades linguísticas alteradas. As áreas mais afetadas foram o vocabulário e a consciência fonêmica, seguidas pela compreensão e estrutura das frases, e, por último, a capacidade de reconhecer e manipular as sílabas das palavras.

Este estudo é importante porque destaca a necessidade de avaliar e tratar as habilidades linguísticas em pacientes com TDAH, considerando que essas dificuldades podem impactar significativamente a interação na escola e a vida social dessas pessoas.

O mestrado Habilidades linguísticas em pacientes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, foi defendido no programa de pós-graduação em Neurologia do Desenvolvimento da FMRP, em 2022, orientado pela professora Ana Paula Andrade.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.