Curioso por Ciência #22: Mulheres que não planejam gravidez têm mais chance de consumir álcool e tabaco nesse período

Pesquisa avaliou 160 mães de uma maternidade no interior de São Paulo e concluiu que quanto menos as mulheres sabem sobre os perigos, maior é a chance de consumirem essas substâncias durante a gestação

 27/05/2024 - Publicado há 2 meses
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #22: Mulheres que não planejam gravidez têm mais chance de consumir álcool e tabaco nesse período
/

Mulheres que recebem mais orientações sobre os perigos do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias durante a gestação têm maiores chances de prevenir complicações durante esse período e o parto, além de promoverem o desenvolvimento saudável dos seus bebês. Já a falta de conhecimento e orientações sobre os riscos, leva mães a inadvertidamente consumirem essas substâncias. É o que revela pesquisa em destaque esta semana no podcast Curioso por Ciência, com Isabelle Rodrigues do Dr. Fisiologia.

A pesquisa, Literacia e consumo de substâncias psicoativas na gestação, de Alberto Garcia Dornelas, investigou como o consumo de álcool, tabaco e outras substâncias durante a gravidez pode afetar mães e bebês. Foram analisados dados de 160 mães de uma maternidade na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Os resultados mostraram que mulheres que não planejaram a gravidez tinham mais chances de consumir álcool, tabaco e drogas ilícitas durante a gestação. Assim, evidenciou que a falta de conhecimento sobre os riscos do consumo de álcool durante a gravidez está relacionada ao uso dessas substâncias, ou seja, quanto menos as mulheres sabem sobre os perigos, maior é a chance de consumirem essas substâncias durante a gestação.

Além disso, o estudo mostrou que o consumo de álcool durante a gestação estava relacionado a uma menor circunferência do tórax do bebê ao nascer. A conclusão é que o consumo de álcool pode afetar o desenvolvimento do bebê ainda no útero, pois uma menor medida do tamanho do peito pode indicar que existe algum problema no crescimento ou na saúde do bebê.

A pesquisa destaca a importância de educar as gestantes sobre os riscos do consumo de álcool, tabaco e drogas durante a gravidez. Essa conscientização pode ajudar a proteger a saúde da mãe e do bebê.

O trabalho foi defendido em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP,  orientado pelo professor Erikson Felipe Furtado.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.