Curioso por Ciência: #21: Estudo revela que obesidade pode afetar concentração de minerais no organismo

Pesquisadores analisaram amostras de  sangue, saliva, urina e lágrimas de 28 adultos com e sem obesidade

 20/05/2024 - Publicado há 2 meses
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência: #21: Estudo revela que obesidade pode afetar concentração de minerais no organismo
/

O Curioso por Ciência desta semana traz uma pesquisa que investigou a relação entre obesidade e os nutrientes minerais no organismo. Foram avaliadas amostras de  sangue, saliva, urina e lágrimas de 28 adultos com e sem obesidade.

Segundo Isabelle Rodrigues, do Dr. Fisiologia, os cientistas descobriram que os níveis de alguns minerais no sangue, como selênio e ferro, estavam mais baixos nos adultos com obesidade. Por outro lado, o magnésio no sangue e o cálcio na saliva estavam mais altos nesse grupo. Outra descoberta dos pesquisadores foi na urina das pessoas com obesidade, que apresentou níveis mais baixos de selênio e molibdênio em comparação com pessoas não obesas.

Esses resultados, segundo Isabelle, mostram que a obesidade pode afetar a concentração de minerais no nosso corpo, prejudicando o organismo e a saúde. “Níveis baixos de selênio e ferro podem gerar problemas no metabolismo e outras complicações. Esses minerais, como selênio, por exemplo, podem ser encontrados em alimentos como castanha-do-pará. Já o ferro é encontrado em carnes e no feijão.

A pesquisa Avaliação dos nutrientes minerais na ingestão e nos fluidos biológicos em pessoas com obesidade é o mestrado de Gizela Pedroso Junqueira, defendido no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP em 2022, com orientação do professor Julio Sérgio Marchini.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.