No Curioso por Ciência dessa semana Isabelle Rodrigues, da Startup Dr. Fisiologia, traz um estudo sobre a pressão arterial e seu impacto nas pessoas idosas, com mais de 80 anos. Segundo Isabelle, a pressão arterial, que é a força do sangue contra as paredes das artérias, é um fator importante para a saúde do coração.
No estudo, diz Isabelle, foram avaliadas 74 pessoas idosas com média de idade de 85 anos, sendo 38 idosos considerados frágeis e 36 não frágeis. “Os pesquisadores identificaram que pessoas frágeis, ou seja, aquelas que têm mais dificuldade em realizar atividades do dia a dia, tendem a ter uma pressão arterial mais alta durante o sono. Isso pode estar relacionado com uma menor capacidade de descansar e recuperar a energia durante a noite.”
Segundo os pesquisadores, a mobilidade dessas pessoas também está ligada com a pressão arterial. Ou seja, quanto menos essas pessoas idosas se movimentam durante o dia, maiores são os riscos delas terem problemas com a pressão arterial durante o sono. “Outro ponto que interfere na pressão arterial durante a noite é a pior qualidade do sono, segundo os cientistas.”
Para Isabelle, esse estudo mostra que cuidar da mobilidade, da qualidade do sono e manter um estilo de vida ativo pode ajudar a manter a pressão arterial sob controle, especialmente em pessoas idosas com mais de 80 anos.
O estudo apresentado neste episódio, Associação entre fragilidade, pressão arterial, mobilidade e sono em muito idosos, é o doutorado de Fernando Gioppo Blauth, do programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, orientado pela professora Nereida Kilza da Costa Lima.
Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.