Curioso por Ciência #03: Estudo reforça conexões entre estilo de vida, obesidade e saúde

Os resultados são do doutorado de Ênio Luís Damaso, orientado pelo professor Ricardo de Carvalho Cavalli, no programa de pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

21/11/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 24/11/2023 as 8:36
Curioso por Ciência - USP
/

Essa semana no Curioso por ciência, Isabelle Rodrigues conta alguns segredos sobre obesidade e saúde, a partir dos resultados da pesquisa de doutorado Fatores de risco sociodemográficos e reprodutivos associados à obesidade e à síndrome metabólica em uma população de mulheres brasileiras da cidade de Ribeirão Preto: estudo de coorte, desenvolvida por Ênio Luís Damaso, orientado pelo professor Ricardo de Carvalho Cavalli no programa de pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Isabelle lembra que obesidade não é apenas sobre ganhar peso, ela envolve também a síndrome metabólica, ou seja, problemas como pressão alta e diabetes. O estudo de Damaso concluiu que questões como escolaridade, idade em que tiveram o primeiro filho e ter um trabalho remunerado estão ligadas à obesidade e à síndrome metabólica. “Isso mostra que nossa vida, nossas escolhas e nossa história têm um impacto direto na nossa saúde.”

Assim, diz Isabelle, a saúde é mais complexa do que imaginamos e não é apenas sobre fazer dieta ou exercícios. “É sobre a forma como vivemos e as experiências que acumulamos ao longo da vida. Entender isso pode nos ajudar a tomar decisões mais saudáveis”, finaliza.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.