Curioso por Ciência #46: Curcumina mostra potencial na prevenção do câncer de cólon em camundongos

O estudo investigou a ação da curcumina nas fases iniciais desse tipo de câncer em um grupo de 40 camundongos

 11/11/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 18/11/2024 às 11:11
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #46: Curcumina mostra potencial na prevenção do câncer de cólon em camundongos
/

No episódio do podcast Curioso por Ciência desta semana, Eduardo Nazaré fala de uma pesquisa sobre os potenciais efeitos preventivos da curcumina, substância natural encontrada na cúrcuma, no combate ao câncer de cólon. A pesquisa, desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP investigou a ação da curcumina nas fases iniciais desse tipo de câncer em um grupo de 40 camundongos. A substância foi administrada em três diferentes momentos — 48, 24 e 8 horas antes da exposição dos camundongos ao MNNG, um agente causador de câncer no cólon —, com análises realizadas em 72 horas e seis semanas após a exposição.

Os resultados foram promissores: os camundongos pré-tratados com curcumina apresentaram uma redução significativa nas lesões pré-cancerígenas no cólon e aumento de enzimas antioxidantes, que ajudam a combater danos celulares, e uma redução nos danos ao DNA causados pelo agente cancerígeno. Além disso, a curcumina estimulou o processo de apoptose, ou autodestruição das células danificadas, e diminuiu a quantidade de células com divisão acelerada, uma característica comum do câncer.

Esses achados indicam que a curcumina pode ser uma aliada poderosa na prevenção do câncer de cólon, oferecendo uma defesa em múltiplas frentes para proteger a saúde das células. A pesquisa, intitulada Efeito inibitório da curcumina na iniciação da carcinogênese colônica experimental é o mestrado da nutricionista Letícia Lima Falquetti, no Programa de Pós-graduação em Patologia da FMRP, com orientação do professor Sergio Britto Garcia.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.