Conversas Artísticas: fala sobre música erudita

Edilson Ventureli, diretor do Instituto Baccarelli, aborda os conceitos sobre música erudita

07/08/2023 - Publicado há 12 meses
Conversas Artísticas - USP
Conversas Artísticas: fala sobre música erudita
/

Edilson Ventureli iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade no curso de piano. Estudou regência coral com Silvio Baccarelli, recebeu ensinamentos teóricos de Sergio de Vasconcellos Corrêa, violino com Dorisa Teixeira de Castro, e aperfeiçoou sua técnica pianística com a concertista Iara Ferraz. Junto à Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, se apresentou nas principais salas de concertos do Brasil, tendo excursionado pela Espanha por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Villa Lobos. Em 1998, com graduação em direito, passa a dirigir o Instituto Baccarelli, associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer formação musical e artística de excelência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando desenvolvimento pessoal e gerando possibilidades de profissionalização. Depois de haver aperfeiçoado sua técnica em direção orquestral sob a orientação dos Maestros Ira Levin (2004-2005) e Roberto Tibiriçá (2005-2010), desde 2011 está sob a orientação do Maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da OSH-Orquestra Sinfônica Heliópolis, da qual é o regente adjunto. Em 2015 passou a ocupar o cargo de Maestro Titular da OJH-Orquestra Juvenil Heliópolis. Em 2016 recebeu a comenda da Ordem Cultural Carlos Gomes, na categoria Comendador, por sua atuação como maestro. Em 2017 foi Homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo por sua dedicação à música e a comunidade. É Membro da Diretoria Executiva do Fórum Brasileiro da Ópera, Dança e Música de Concerto.

Programa produzido em parceria com a Coordenação de Cultura do CEU Inácio Monteiro.

Conversas Artísticas

O Conversas Artísticas vai ao ar todo domingo, às 11h30, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.