Conversas Artísticas fala sobre interpretação com Rodrigo Pirituba

Programa produzido em parceria com a Coordenação de Cultura do CEU Parque Veredas

 03/07/2023 - Publicado há 1 ano
Conversas Artísticas - USP
Conversas Artísticas - USP
Conversas Artísticas fala sobre interpretação com Rodrigo Pirituba
/

Percussionista e compositor paulistano, músico profissional com mais de 20 anos de carreira, neto de baiano e umbandista, assim se deu o contato logo cedo com os tambores, as raízes africanas e a cultura popular brasileira. É um dos fundadores da Banda Farufyno, que gravou três discos e ganhou notoriedade no cenário do samba-rock brasileiro, onde continua em plena atividade fazendo shows Brasil afora. Paralelamente, foi percussionista da banda Black Rio, tendo a oportunidade de dividir palco com grandes ícones da música popular brasileira, como Elza Soares, Ed Motta, Criolo, William Magalhães, Seu Jorge, Claudio Zoli, Carlos Dafé, Di Melo e Hyldon.

Rodrigo também foi arte-educador em algumas unidades da Fundação Casa (antiga FEBEM) durante quatro anos através da ONG Cenpec. Já foi professor de percussão nos blocos de Carnaval Bangalafumenga, Quizomba e Chinelo de Dedo e, atualmente, é fundador e mestre no bloco Samba-Rock e Serpentina. Em carreira solo, Rodrigo tem seu projeto “Jeito Pirituba”, em que apresenta um trabalho predominantemente autoral. A produção musical desse trabalho é assinada por Tiago Silva (filho do lendário baterista Robertinho Silva). Em produção, o disco conta também com o auxílio luxuoso do renomado produtor Alê Siqueira na mixagem e masterização do disco (exceto na faixa Jeito Pirituba e Curtisampa, mixadas e masterizadas pelo baterista Tuto Ferrraz, ganhador de dois Grammys latinos – Carlinhos Brow e Tribalistas – e que já trabalhou com Ana Carolina, Omara Portuondo, Elza Soares, entre outros.)


Conversas Artísticas

O Conversas Artísticas vai ao ar todo domingo, às 11h30, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.