Brasil Latino: Polarização segue na Venezuela

Reeleição de Maduro é rejeitada pela oposição e crise política deve aumentar

 Publicado: 30/07/2024
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Polarização segue na Venezuela
/

Uma eleição serve para expressar a vontade da maioria do povo. Na Venezuela, serve para aumentar a tensão entre dois grupos que se opõem de forma agressiva e até violenta. O resultado da eleição de 28 de julho somente deve aumentar a espiral de crise institucional do país, já bastante desgastado com a disputa entre chavistas e antichavistas.

A divulgação do resultado, feito de forma rápida e sem transparência na apresentação das atas eleitorais, aumentou a desconfiança em relação à lisura do processo. Por outro lado, esperando a manchete pronta do dia seguinte, a oposição majoritariamente de direita alega fraude.

A consequência dessa polarização é previsível: mais ódio, mais bloqueio econômico, mais incertezas e um sofrimento ainda maior da população.

A professora de Relações Internacionais, Carolina Pedroso, analisa o resultado das eleições na Venezuela e seus possíveis desdobramentos políticos.

Carolina Pedroso é professora do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo e especialista em política latino-americana, particularmente em política venezuelana.

Graduada em Relações Internacionais, tem mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas.

No Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade do Sul da Flórida realizou pesquisa de campo junto à direita venezuelana radicada naquele estado norte-americano.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.