Brasil Latino: Francisco de Assis Diniz e a agricultura familiar

Pequenos agricultores garantem a comida na mesa dos brasileiros, mas é o agronegócio que leva a fama de herói

 06/08/2021 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Francisco de Assis Diniz e a agricultura familiar
/

O mundo comemorou, em 25 de julho, o Dia da Agricultura Familiar. A data é especialmente importante para o Brasil, onde a pequena produção rural responde por 70% dos alimentos consumidos diariamente.

Campeão em exportação de carne bovina, suína e de aves, o Brasil é conhecido também pela produção de soja, milho e açúcar, commodities que pesam positivamente na balança comercial, mas que não necessariamente garantem o prato de comida na mesa das famílias brasileiras.

É sobre essa contradição entre ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo e, ao mesmo tempo, estar no mapa da fome da FAO, que o Brasil Latino entrevistou Francisco de Assis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar no Consórcio de Governadores do Nordeste. Ele fala sobre a importância da pequena produção rural, dos desafios do financiamento em meio à pandemia e da necessidade de integração e solidariedade entre os países da América Latina.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.