Brasil Latino: Revista Babel traz olhar decolonial da notícia

Edição produzida por alunos de Jornalismo da ECA-USP apresenta reportagens inéditas e inovadoras

Publicado: 25/06/2024     Atualizado: 16/07/2024 as 10:02
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Revista Babel traz olhar decolonial da notícia
/

Está no ar a edição de junho de 2024 da Revista Babel, produção laboratorial dos estudantes de jornalismo da ECA-USP. A Revista Babel tem temática latino-americana e se pauta por critérios decoloniais de noticiabilidade.

A capa traz reportagem sobre o bordado na América Latina e remete aos princípios editoriais da revista: fazer as costuras e unir as histórias da América Latina. A edição traz ainda reportagens sobre os 60 anos do golpe civil-militar no Brasil, os 220 anos da Revolução Haitiana e sua relação com o Vodu, o grave problema da escassez de água no continente, o colonialismo científico e um dossiê sobre a ancestralidade indígena.

Para falar sobre esta edição, o Brasil Latino traz entrevista com Alexandre Barbosa, professor orientador da revista; Maria Clara Abaurre, estudante de Jornalismo da ECA-USP e editora-chefe; e Emilly Gondim, estudante de Jornalismo da ECA-USP e editora-chefe da edição de junho de 2024.

A revista digital Babel pode ser encontrada por meio do Instagram no seguinte endereço: @babelusp

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.