Brasil Latino: Carlos Ernesto Rosas e a conjuntura política no Peru

País andino vive instabilidade após eleição de um governo de esquerda; politização do Judiciário causa preocupação

 18/03/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP
Jornal da USP
Brasil Latino: Carlos Ernesto Rosas e a conjuntura política no Peru
/

Em sua posse, no dia 28 de julho de 2021, o presidente Pedro Castillo, do movimento de esquerda Peru Libre, prometeu manter o combate contra a corrupção e convocar uma nova Constituição. Prometeu ainda vacinar 70% da população contra a covid-19 até o final daquele ano e dar prioridade ao salário dos educadores, acenando para sua base principal, já que é professor. Nove meses depois do seu discurso e com a eleição de uma opositora para dirigir o Congresso, Castillo não conseguiu cumprir suas promessas e vive sob fogo cerrado da direita que ele derrotou nas eleições por uma diferença mínima de 44 mil votos. O cenário é conturbado com ameaças constantes de mais um processo de impeachment, modalidade de intervenção política na qual o país andino virou especialista – foram três em menos de seis anos.

Para falar sobre o Peru, o Brasil Latino traz uma entrevista com o cônsul-adjunto em São Paulo, Carlos Ernesto Ortiz Rosas. Formado em Direito pela Universidade de Piura e mestre em Relações Internacionais e Diplomacia pela Escola Diplomática do Peru, ele faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.