Aplicativo permite autonomia no controle alimentar de crianças diabéticas

Em entrevista aos Novos Cientistas, a enfermeira Priscilla Ramos de Queiroz Amaral explicou sobre o desenvolvimento do app CarboTower. O aplicativo é resultado de estudos do Grupo de Pesquisa de Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente (GPECCA) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP

08/08/2019 - Publicado há 5 anos
Novos Cientistas - USP
Aplicativo permite autonomia no controle alimentar de crianças diabéticas
/

Na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, cientistas trabalham no desenvolvimento de um aplicativo que propõe o acompanhamento, em tempo real, da rotina alimentar de crianças com Diabetes mellitus pelo profissional de saúde. Em entrevista aos Novos Cientistas desta quinta-feira (8/8), a enfermeira Priscilla Ramos de Queiroz Amaral descreveu como funciona o app CarboTower.

A ferramenta, elaborada especialmente para uso de crianças e seus familiares, tem formato lúdico e educativo. O objetivo é estimular positivamente a adesão ao tratamento proposto. De acordo com a pesquisadora, que vem desenvolvendo o app em sua pesquisa de mestrado, a novidade representa resposta à lacuna do mercado nacional por um produto feito sob medida para esse público que, segundo a pesquisadora, é expressivo. Priscilla afirma que a incidência do Diabetes mellitus infantil é alta e acarreta mudanças de vida importantes, principalmente na alimentação. “E é aí que entra o CarboTower para monitorar a alimentação de maneira mais fácil e divertida.”

Mas Priscilla adianta não se tratar apenas de um contador de carboidratos lúdico. A partir da inserção de dados, como a quantidade da alimentação diária, dividida por horários; as doses de insulina e os valores do teste de glicemia capilar, o app traça toda a rotina da criança, contabilizando suas ações e orientando atitudes a tomar em tempo real. A pesquisadora avisa que o app será gratuito. O aplicativo ainda não está disponível para o público. “Algumas etapas de testes precisam ser finalizadas antes do teste final com os usuários”, mas as pesquisadoras prometem que “tão logo finalizado, o CarboTower poderá ser adquirido nas principais plataformas de acesso”.