Ambiente é o Meio #92: Grupos vulneráveis influenciam transição energética

Para pesquisadora do IEA-USP, não apenas a expansão da rede de energia importa, mas também garantir acesso com equidade e inclusão social

19/07/2023 - Publicado há 1 ano
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #92: Grupos vulneráveis influenciam transição energética
/

No Ambiente é o Meio desta semana a conversa é com Lira Luz Benites Lázaro, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP. Lira fala sobre seus estudos junto ao Programa Eixos Temáticos da USP (para resolver grandes problemas sociais), com enfoque na “pobreza energética e os desafios da inclusão social e igualdade de gênero” vividos no Brasil.

A pesquisadora diz que existem diferentes definições de pobreza energética, dependendo do contexto geográfico e realidades locais, mas que a falta de acesso a serviços de energia seguros e sustentáveis está relacionada à pobreza geral. Informa, como exemplo, que cerca de 150 mil brasileiros não possuem eletricidade em suas casas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e acrescenta que não adianta apenas levar energia para essas famílias pois na maioria das vezes essa população não possui renda para pagá-la.

Neste contexto, Lira chama a atenção para os “grupos vulneráveis”, que não só contribuem para a queima de biomassa e aumento do efeito estufa, mas que colocam em risco a própria saúde. E esses grupos vulneráveis, alerta, são compostos, em geral, de população pobre, preta e parda e também envolve a questão de gênero, uma vez que “as mulheres e as meninas são as que mais sofrem com a pobreza energética”.

Lira ressalta que as considerações para a transição energética são mais econômicas e negligenciam a pobreza e a equidade social. Por isso, acredita que o País não deva pensar apenas na expansão da rede elétrica, mas também na adesão de toda a população para uma “transição justa”, em que se pense em “justiça energética”, levando em conta a pobreza e a equidade.

* Sob supervisão de Rita Stella

Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.