Ambiente é o Meio #62: “Cultura do desperdício é resultado da abundância”, diz ativista

No documentário “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente”, especialistas debatem o desperdício de alimentos e o consumo exagerado

 02/11/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 08/11/2022 as 12:57
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #62: “Cultura do desperdício é resultado da abundância”, diz ativista
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com o produtor audiovisual e ativista Sérgio Lopes, da produtora Conteúdos Diversos e do portal É Conosco, focado em conteúdos sobre sustentabilidade. Lopes fala sobre o documentário Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente, que dirigiu junto com Paula Galacini, a partir da ideia inicial de Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos. 

O documentário trata sobre o “consumo exagerado e inconsciente”, com foco no desperdício de alimentos, que “talvez seja o pior dos desperdícios que existem”, afirma Lopes. A produção faz parte de uma série com foco em sustentabilidade e “todos esses documentários esbarram na questão da produção e desperdício de alimentos”. 

Neste documentário, o desperdício de alimentos é usado como pano de fundo para abordar a mudança de padrões culturais, incentivar ações para acabar com a cultura do desperdício de alimentos e promover cidadania consciente e sustentável. O projeto contou com economistas, pensadores, futuristas e técnicos de diversas áreas relacionadas ao tema. “Eu pego todas as vertentes que consigo enxergar, faço entrevistas e vou amarrando essas conversas”, conta o produtor. 

“Para mim, a cultura do desperdício é o resultado de uma abundância e, nesse olhar, tem um lado cruel que é tudo que me sobra acaba faltando para alguém. A gente tem um desequilíbrio social muito grande. Então, tem extremos, tem gente jogando fora e tem gente sem condição de ter acesso ao básico”, diz Lopes. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.