Ambiente é o Meio #150: Malefício de agrotóxicos é maior em áreas com mais plantação, aponta estudo

No Brasil, país que lidera a comercialização de agrotóxicos, trabalhadores rurais, gestantes e crianças são as principais vítimas

 Publicado: 23/10/2024 às 13:30
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #150: Malefício de agrotóxicos é maior em áreas com mais plantação, aponta estudo
/

O Ambiente é o Meio desta semana recebe a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Tatiane Cristina Moraes de Souza para comentar o impacto dos agrotóxicos na saúde infantil.

Ao longo do episódio, Tatiane fala sobre um estudo desenvolvido em parceria com as jornalistas Sílvia Lisboa e Carla Ruas sobre a relação dos agrotóxicos com a saúde de crianças. Segundo a pesquisadora, a ideia inicial era estudar a relação entre os agrotóxicos com a saúde de trabalhadores rurais, gestantes e as crianças.

Fala sobre como o estudo identificou os Estados brasileiros onde a exposição da população a agrotóxicos é maior e também sobre a identificação do País como líder mundial na comercialização desses produtos, seguido pelos Estados Unidos. 

Tatiane ainda cita um estudo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) mostrando que o uso de agrotóxicos aumentou em quase dez vezes na última década. Ela finaliza o episódio abordando a questão das políticas públicas para monitorar o uso desses produtos.

Confira o episódio completo no player acima.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.