Monumento Natural (MoNa) é uma Área de Proteção Integral criada por sua beleza cênica e valor cultural, incluindo formações rochosas e rios, podendo ser instituída em níveis federal, estadual ou municipal. No episódio do Ambiente é o Meio desta semana, a engenheira florestal Larissa Scaramussa, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, fala sobre suas pesquisas de análise espacial e caracterização dessas unidades de conservação.
Larissa é formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), com experiência em licenciamento ambiental e gestão de recursos naturais. Ela conta que sua carreira tem sido dedicada à preservação ambiental, incluindo a gestão de unidades de conservação e recursos hídricos.
Em 2022, um levantamento feito pela engenheira identificou 73 monumentos naturais oficiais em todo o Brasil, abrangendo diversos biomas, exceto o Pantanal, tendo a Mata Atlântica registrado o maior número deles. Para o mapeamento, Larissa utilizou o painel de unidades de conservação do Ministério do Meio Ambiente e ferramentas de geoprocessamento, tendo observado que mais de 82% dos monumentos não possuem plano de manejo e cerca de 50,68% não têm órgão gestor designado.
Para a pesquisadora, essas unidades estão “ao Deus dará”, sem planos de manejo ou órgãos gestores, o que compromete sua conservação. Ela ressalta que as áreas demandam políticas públicas eficazes e pesquisas para implementar planos de manejo e garantir a proteção desses patrimônios naturais.
Ambiente é o Meio