Ambiente é o Meio #126: Pesquisa analisa pegadas de carbono da dieta dos brasileiros

Conhecer pegadas da dieta permite identificar medidas que podem ser tomadas para transformar impactos ambientais, diz especialista

Por
 01/05/2024 - Publicado há 3 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #126: Pesquisa analisa pegadas de carbono da dieta dos brasileiros
/

O episódio do Ambiente é o Meio desta semana fala sobre as pegadas de carbono dos alimentos presentes na dieta dos brasileiros, com a pesquisadora Josefa Garzillo, associada ao Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas e Nutrição em Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. 

O trabalho de Josefa, doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela FSP, evoluiu para integrar recomendações alimentares com questões ambientais, culminando em um doutorado que resultou em uma ferramenta para calcular a pegada de carbono da alimentação da população. A pesquisadora conta que começou a trabalhar com sustentabilidade empresarial, com foco em créditos de carbono, durante o período do Protocolo de Kyoto.

Para Josefa, a importância do tema é significativa por várias razões interligadas, já que a alimentação é uma dimensão essencial da vida humana, com ramificações que vão além da nutrição básica, envolvendo aspectos culturais, políticos, ambientais, sociais e de saúde.

Dessa forma, complementa, não apenas a agricultura e a pecuária são setores que impactam o meio ambiente, mas também possuem potencial para trazer impactos positivos significativos, dependendo de como o sistema alimentar é organizado.

Josefa explica também que o método utilizado para calcular a pegada de carbono dos alimentos é baseado na avaliação do ciclo de vida, conforme as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO). Ela destaca a importância de considerar não apenas o impacto ambiental, mas também a qualidade nutricional das dietas, especialmente ao discutir a redução do consumo de carne bovina, um alimento com alto impacto ambiental, mas rico em nutrientes essenciais como proteína, ferro e zinco.

Conhecer o impacto ambiental da dieta atual da população brasileira permite identificar medidas que podem ser tomadas para transformar esses impactos, observa. Com essa informação, estudiosos conseguem desenvolver estratégias para promover dietas mais sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono associada à produção, transporte e consumo de alimentos. 

A tabela de pegadas de carbono dos alimentos pode ser conferida no portal de Livros Abertos da USP.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.