Ambiente é o Meio #124: Ciência tem papel importante na mitigação dos impactos das dunas

Ação dos ventos sobre superfície de areia forma diferentes tipos de dunas, algumas com importantes funções ambientais

Por
 17/04/2024 - Publicado há 3 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #124: Ciência tem papel importante na mitigação dos impactos das dunas
/

Nesta semana, o podcast Ambiente é o Meio entrevista o professor Hans Hermann, da Universidade Federal do Ceará. Cubano radicado em Bogotá, na Colômbia, Hermann é doutor em Física pela Universidade de Colônia, Alemanha. 

As dunas, segundo Hermann, se formam naturalmente com a ação do vento sobre uma superfície de areia e crescem à medida que acumulam mais sedimentos. A forma e movimento são influenciados pela direção e intensidade do vento, acrescenta. 

Dessa forma, existem diferentes tipos de dunas, explica, incluindo as migratórias e as fósseis; estas últimas já não se movem mais devido à vegetação que as deteve. “O que faz a maior variedade e formas de dunas são as diferentes maneiras de ter o vento”, afirma. 

No Brasil, especialmente na região Nordeste, as dunas são abundantes, com destaque para Jericoacoara, Ceará. Elas desempenham algumas importantes funções para o meio ambiente, conta, como a recarga de aquíferos e a proteção costeira, mas existem outras preocupações ambientais relacionadas, incluindo o soterramento de áreas urbanas e a erosão costeira. 

Com isso, o professor vê demanda de pesquisa e do monitoramento das dunas, especialmente em áreas urbanas. Para Hermann, o desenvolvimento de projetos de reflorestamento e técnicas de controle são formas de mitigar alguns impactos, utilizando métodos matemáticos e estatísticos empregados para entender a dinâmica e prever o movimento dos corpos de areia. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.