Ambiente é o Meio #120: Conscientização é o caminho contra o tráfico de animais silvestres 

Impunidade combinada à alta demanda torna o tráfico um negócio extremamente lucrativo, segundo Dener Giovanini

 20/03/2024 - Publicado há 4 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #120: Conscientização é o caminho contra o tráfico de animais silvestres 
/

O Ambiente é o Meio desta semana traz entrevista com o ambientalista e documentarista Dener Giovanini, que fala sobre a organização do tráfico de animais silvestres e as dificuldades em combatê-lo. Jornalista de formação, ele é membro da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), que promove campanhas de monitoramento e conscientização contra esse crime ambiental. 

Para Giovanini, o tráfico de animais silvestres é uma questão complexa e difícil de dimensionar, que envolve violência e também questões econômicas. Ainda assim, segundo Giovanini, estudos estimam ser a terceira maior atividade ilegal do mundo, movimentando recursos, anualmente, comparáveis ao tráfico de armas e de drogas. 

No Brasil, cerca de 38 milhões de animais são retirados da natureza todo ano, com apenas um em cada dez chegando ao consumidor final. “Nove acabam morrendo ou durante o processo de captura ou durante o transporte”, afirma. 

Diversas espécies são capturadas para atender à demanda do mercado ilegal, incluindo aves ornamentais e de canto, répteis, insetos e animais de estimação exóticos. De acordo com Giovanini, o tráfico é uma cadeia que envolve diferentes atores, desde coletores nas áreas de ocorrência de fauna até distribuidores e entregadores nas grandes cidades. “Internacionalmente, grupos organizados são responsáveis por retirar animais do Brasil para atender à demanda global.”

Por isso, conta o ambientalista, os maiores desafios enfrentados pela Renctas incluem a necessidade de educação e conscientização ambiental para reduzir a demanda por animais silvestres. “Enquanto houver demanda, vai haver a procura e alguém que esteja disposto a capturar o animal e colocá-lo no mercado ilegal.”

De acordo com Giovanini, a legislação ambiental brasileira é considerada boa, mas a punição para o crime de tráfico de animais silvestres é limitada, especialmente devido à classificação como crime de menor poder ofensivo. “As punições administrativas, como multas, muitas vezes não têm impacto significativo na vida dos traficantes, tornando o negócio altamente lucrativo para quem participa dele.”

Ao finalizar, o ambientalista ressalta “a importância de educar as próximas gerações para uma nova consciência ambiental, e enfatiza que é essencial focar na conscientização das crianças e jovens”.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.