Em 1524 – há exatos 500 anos, portanto -, o reformador alemão Martim Lutero, em colaboração com o compositor e também reformador alemão Paul Speratus, publicou o primeiro hinário protestante, intitulado Etlich cristlich Lider (“Algumas canções cristãs”). Também conhecido como Achtliederbuch (“Livro com oito canções”), o volume trazia em 24 páginas, incluindo a capa e a contracapa, oito hinos para serem entoados pelos fiéis durante o serviço religioso. Cinco deles são de autoria de Lutero, três de Speratus e um do jurista e compositor Justus Jonas. A obra foi impressa nas oficinas do tipógrafo Jobst Gutknecht em Nuremberg, no sul da atual Alemanha, de maioria católica, mas, para evitar a repressão religiosa, a capa traz como local de publicação a cidade de Wittemberg, onde, sete anos antes, Lutero dera início ao movimento que ficou conhecido como Reforma Religiosa ou Reforma Luterana.
Bach não fez uso diretamente do Achtliederbuch, que no século 18 já tinha sido substituído por outros hinários. Mas as oito composições publicadas nesse hinário foram transmitidas de geração em geração até a época de Bach, 200 anos depois de Lutero. Bach, que era luterano e atuou como músico da Igreja Luterana na maior parte da sua carreira, em várias ocasiões se inspirou em hinos tradicionais do protestantismo alemão para criar cantatas e outras obras. Entre esses hinos estão cinco das oito composições presentes no Achtliederbuch.
A forma como Bach adaptou esses hinos para criar novas composições será mostrada pelo podcast Manhã com Bach ao longo de três edições – esta e as próximas duas. Nesta edição são exibidos o prelúdio coral (BWV 734) e o coral a quatro vozes (BWV 388) baseados no hino Nun freut euch, lieben Christen g’mein (“Agora alegrai-vos, amada comunidade dos cristãos”), de autoria de Martim Lutero, e o prelúdio coral (BWV 638) e a cantata (BWV 9) intitulados Es ist das Heil uns kommen her (“A salvação veio a nós”), inspirados no hino de mesmo nome de autoria de Paul Speratus. Além dessas obras, esta edição de Manhã com Bach apresenta ainda a Sonata para Violino Número 1 em Sol Menor (BWV 1001).