A avaliação institucional da USP por grandes temas

Por Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP e professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

11/09/2023 - Publicado há 10 meses
Maria Arminda do Nascimento Arruda – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Entre os dias 10 de maio e 14 de julho de 2023, a Câmara de Avaliação Institucional (CAI) visitou as 51 unidades acadêmicas da Universidade de São Paulo, para debater o parecer que emitiram sobre cada uma dessas faculdades, escolas, institutos especializados e museus. Na impossibilidade de acompanhar os encontros, e com o intento de deixar os debatedores à vontade, gravei uma saudação em nome do magnífico reitor, Carlos Gilberto Carlotti Jr., e pessoal, enquanto presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

Assim como tenho feito em outras oportunidades, registro meu agradecimento e meus cumprimentos aos nove membros da CAI que se dedicaram integralmente a essa tarefa, logo após terem concluído um extenuante processo de análise dos relatórios enviados pelas unidades, de terem apresentado à CPA os pareceres individualizados, e uma análise de conjunto, que foi encaminhada para o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, ao final de 2022.

Como disse no vídeo veiculado nesses encontros, “compreendo os desafios que cada unidade enfrentou na implementação dos objetivos previstos. Durante a pandemia da covid-19, eu também dirigia a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e fui motivada, junto com a nossa comunidade de docentes, alunos e funcionários, a encontrar soluções para os desafios que se colocaram. Até por isso, o debate que a CAI conduzirá hoje com vocês tem um sentido solidário, de organizar uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas, sobre os resultados que ainda assim foram alcançados, e sobre os aprendizados obtidos para o próximo ciclo”.

Nesse vídeo e em outros encontros desse processo de avaliação – como a reunião realizada em 4 de maio com os 11 avaliadores e avaliadoras externas da USP, mobilizados entre cientistas e intelectuais de notório saber em suas áreas, que apresentaram suas críticas e recomendações para os próximos ciclos da Universidade – afirmei que a autoavaliação da USP nasceu como um compromisso desta instituição com a construção de uma cultura democrática no meio acadêmico, com o fortalecimento da sua transparência, e com o avanço da internacionalização da USP, no contexto das instituições de ensino e pesquisa de classe mundial.

Com este texto, abrimos uma sequência de artigos que serão publicados por membros da Câmara de Avaliação Institucional responsáveis pela elaboração dos pareceres sobre os temas que orientaram a redação dos projetos acadêmicos da UAs, e a sua posterior avaliação. A cada artigo, uma análise será publicada, na seguinte ordem temática: Licenciaturas (professor Rogério de Almeida); Pesquisa (professores Bruno Gualano e Cláudio Geraldo Schön); Cultura e Extensão Universitária (professores Plauto Christopher Aranha Watanabe e Rogério de Almeida); Gestão (professores Ricardo Ricci Uvinha, Carlos Alberto Montanari e Patrícia Constante Jaime); Ensino de Graduação e Pós-Graduação (professores Maria Eugênia Gimenez Boscov e Cícero Romão Resende Araújo); e Temas Transversais (professores João Roberto Spotti Lopes e Plauto Christopher Aranha Watanabe).

Observando as recomendações da CAI para o próximo ciclo, pretendemos avançar no segundo semestre com o planejamento e a elaboração dos novos projetos acadêmicos das nossas unidades, ao mesmo tempo em que também discutiremos a elaboração do projeto institucional da própria USP.

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)