Encontro debate papel da engenharia na criação de estratégias voltadas à sociedade

Evento pretende apresentar as atividades de extensão realizadas pela Escola Politécnica da USP desde os cursos até as contribuições geradas pela interação dos seus especialistas com a sociedade

 21/10/2021 - Publicado há 2 anos
Projeto Inspire é exemplo de engenharia voltada para a sociedade – Foto: Divulgação/Poli

.
A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará o I Encontro de Extensão da Poli, no dia 25 de outubro de 2021, das 14h às 17h20, em formato totalmente on-line, com transmissão via Youtube. O evento pretende apresentar as atividades de extensão realizadas pela escola, desde os cursos até as contribuições geradas pela interação dos seus especialistas com a sociedade, como o desenvolvimento do ventilador pulmonar, a padronização da TV digital brasileira, entre outros projetos.

Serão apresentadas formas de atuação de docentes e pesquisadores da Universidade na definição de políticas públicas, privadas e normas e em projetos de engenharia de alta relevância. Em 2021, a Poli está oferecendo 68 cursos de extensão, e tem mais de 1500 alunos matriculados.

O evento A engenharia na academia e a formação do engenheiro se destina a professores, alunos de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica. A abertura será realizada pelo professor Luiz Bevilacqua, atual Professor Emérito da UFRJ que também ocupou os cargos de presidente da Agência Espacial Brasileira e secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia. Após a abertura, o evento prosseguirá com dois painéis com temáticas específicas.

No painel O papel da engenharia na formulação de estratégias nacionais, serão apresentados o Projeto Inspire e o da TV Digital Brasileira, discutindo a importância dos engenheiros para a elaboração de métodos perante adversidades da sociedade e a visão futura da engenharia para colaborar na elaboração das estratégias nacionais que impactam na economia e na sociedade brasileira.

O segundo encontro, A educação continuada na formação do engenheiro, será direcionado para a visão da academia e da iniciativa privada na capacitação do profissional da engenharia de forma que este atenda às demandas da sociedade, por meio de cursos de extensão. O objetivo será compartilhar a visão da coligação entre a academia e a iniciativa privada na formação do profissional da engenharia em perspectiva.

O encerramento será realizado por dirigentes e organizadores da Comissão de Cultura e Extensão da Escola Politécnica da USP.

I Encontro de Extensão da Escola Politécnica da USP
Data e horário: 25 de outubro de 2021, das 14h às 17h20
Inscrições: formulário
Evento on-line: Link para transmissão no canal da Poli no YouTube
Site do evento: link

.

Texto: Assessoria de Comunicação da Escola Politécnica

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.