USP segue como a ibero-americana mais bem classificada no ranking ARWU

Posicionada no grupo 101-150, a Universidade mantém a liderança entre as instituições da América Latina, Portugal e Espanha

 15/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 16/08/2023 as 17:36

USP se mantém no grupo entre 101-150 na classificação do ranking de Academic Ranking of World Universities (ARWU) - Fotomontagem: Jornal da USP - Imagens: Marcos Santos/USP Imagens e Shanghai Ranking

Classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição, a USP continua sendo a universidade ibero-americana mais bem colocada no Academic Ranking of World Universities (ARWU). O ranking foi divulgado nesta terça-feira, dia 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, que avaliou cerca de 2.500 instituições e classificou as mil melhores. Ao todo, 18 instituições brasileiras foram classificadas.

Harvard manteve a liderança do ranking pelo 21º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (7ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.

Além da USP, outras quatro brasileiras figuram entre as 500 instituições classificadas: a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no grupo entre a 301ª e a 400ª posição, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficaram no grupo entre a 401ª e a 500ª posição.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Academic Ranking of World Universities 2023

classificaçãouniversidadespaís
Harvard UniversityEstados Unidos
Stanford University Estados Unidos
Massachusetts Institute of Technology (MIT) Estados Unidos
University of Cambridge Inglaterra
University of California, Berkeley Estados Unidos
Princeton University Estados Unidos
University of Oxford Inglaterra
Columbia University Estados Unidos
California Institute of Technology (Caltech) Estados Unidos
10ºUniversity of Chicago Estados Unidos
101-150 Universidade de São Paulo (USP) Brasil
301-400 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Brasil
401-500 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
401-500 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil
401-500 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Brasil

*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.