USP segue como a ibero-americana mais bem classificada no ranking ARWU

Posicionada no grupo 101-150, a Universidade mantém a liderança entre as instituições da América Latina, Portugal e Espanha

15/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 16/08/2023 as 17:36

USP se mantém no grupo entre 101-150 na classificação do ranking de Academic Ranking of World Universities (ARWU) - Fotomontagem: Jornal da USP - Imagens: Marcos Santos/USP Imagens e Shanghai Ranking

Classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição, a USP continua sendo a universidade ibero-americana mais bem colocada no Academic Ranking of World Universities (ARWU). O ranking foi divulgado nesta terça-feira, dia 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, que avaliou cerca de 2.500 instituições e classificou as mil melhores. Ao todo, 18 instituições brasileiras foram classificadas.

Harvard manteve a liderança do ranking pelo 21º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (7ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.

Além da USP, outras quatro brasileiras figuram entre as 500 instituições classificadas: a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no grupo entre a 301ª e a 400ª posição, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficaram no grupo entre a 401ª e a 500ª posição.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Academic Ranking of World Universities 2023

classificaçãouniversidadespaís