USP lança edital de R$ 1 milhão para manutenção de infraestrutura de pesquisa

Programa visa a garantir o bom funcionamento de equipamentos multiusuários, fortalecendo a ciência de ponta na Universidade

20/08/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 23/08/2024 às 16:52
Edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação vai apoiar o aprimoramento e a manutenção de equipamentos de infraestrutura compartilhados – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) publicou um novo edital voltado para o aprimoramento da infraestrutura de pesquisa da Universidade. Com um orçamento total de R$ 1 milhão, a chamada visa a apoiar propostas estratégicas para manutenção de equipamentos multiusuários de grande porte e, dessa forma, garantir um compromisso com a excelência em pesquisa e inovação, ao manter sua infraestrutura científica atualizada e em pleno funcionamento para atender às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade.

O programa, intitulado Edital de Apoio a Propostas Estratégicas para Infraestrutura de Pesquisa da USP – 2024-2, tem como objetivo reforçar e consolidar a infraestrutura de pesquisa nas diversas unidades da Universidade. A iniciativa busca criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico com qualidade internacionalmente reconhecida.

As propostas selecionadas poderão receber até R$ 100 mil cada para custear serviços de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, incluindo a aquisição de peças. Para participar, os instrumentos devem estar cadastrados e disponibilizados na plataforma USP Multi, um sistema que otimiza os recursos de infraestrutura de pesquisa da Universidade e permite o cadastramento de centrais ou laboratórios multiusuários, tornando-os mais visíveis e de fácil acesso ao compartilhamento.

Foto de rosto de Renata Guimarães Moreira Whitton, mulher branca com cabelo escuro de comprimento médio
Renata Guimarães Moreira Whitton – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A assessora da PRPI, Renata Guimarães Moreira Whitton, ressalta a importância da ação para garantir recursos de pesquisa da USP, que dá suporte a pesquisas em diversas áreas do conhecimento: “O aprimoramento do parque e sua manutenção em pleno funcionamento são imprescindíveis para a contribuição contínua da USP ao desenvolvimento tecnológico e social, facilitando colaborações internas e externas à Universidade. A obtenção de dados precisos e confiáveis é crucial para o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, podendo levar às inovações que resultam em patentes, publicações de alto impacto e soluções para desafios sociais e econômicos”, afirma.

Renata comenta, também, sobre o formato escolhido para apoiar as demandas: “Este apoio, na forma de editais regulares, torna democrático o processo de concessão de recursos pela PRPI. Nesta edição, a chamada está atendendo exclusivamente à manutenção de equipamentos de característica multiusuário, que fazem parte da Central USP Multi, o que estimula a prática de compartilhamento e evita a ociosidade de ferramentas”.

Entre os critérios de avaliação, serão considerados o grau de utilização do equipamento na modalidade multiusuário, seu uso em atividades de pesquisa e ensino, além da relação custo-benefício do serviço solicitado.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de setembro pelos docentes responsáveis através do sistema Atena e encaminhadas pelas Comissões de Pesquisa e Inovação das unidades. O prazo para utilização dos recursos será de 24 meses após o repasse financeiro.

Para ler a íntegra do edital, acesse o site da PRPI ou clique aqui.