A USP é a instituição brasileira de ensino superior com mais cursos cinco estrelas, de acordo com o Guia da Faculdade 2021, divulgado no dia 24 de outubro pelo Estadão. A Universidade teve 101 dos seus 149 cursos avaliados com cinco estrelas – 40% a mais que na edição do ano passado – e foi considerada o destaque entre as instituições públicas (clique aqui e acesse a lista dos cursos).
“A Pró-Reitoria de Graduação, em conjunto com as Comissões de Graduação e as Comissões Coordenadoras de Curso das unidades, realizaram grande esforço para que a USP tivesse esse aumento expressivo no número de cursos avaliados com cinco estrelas, ou seja, excelentes. Além disso, tivemos 42 cursos considerados ótimos, com quatro estrelas. Essa avaliação vem coroar o trabalho que a Universidade desenvolve em prol da excelência do ensino de graduação”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As estaduais paulistas lideram a lista das instituições públicas com mais cursos cinco estrelas. Além da USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupa a segunda colocação, com 41 cursos, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 36.
AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COM MAIS CURSOS CINCO ESTRELAS
Instituição
Estado
Nº de cursos com 5 estrelas
USP
Unesp
Unicamp
UFRGS
UFMG
UFRJ
UFBA
UFSCar
UnB
UFSC
SP
SP
SP
RS
MG
RJ
BA
SP
DF
SC
101
41
36
26
20
19
18
18
17
16
Na edição deste ano, a publicação avaliou mais de 16 mil cursos oferecidos por instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas. Desses, apenas 581 cursos foram considerados excelentes e ganharam cinco estrelas, sendo que 88% destes cursos são oferecidos por instituições públicas.
Guia da Faculdade
Publicado desde 2019, o Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão, em parceria com uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade dos cursos superiores em todo o Brasil.
Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura.