A formalização da parceria ocorre no momento que o governo holandês declara o Brasil como um de seus “países prioritários”, considerados cultural, econômica e politicamente importantes para um futuro comum
No dia 14 de março, a Reitoria recebeu a visita de uma comitiva da Universiteit Leiden, da Holanda, para a assinatura de um memorando de entendimento e de um convênio para intercâmbio de estudantes.
A primeira assinatura foi entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e a Escola de Pesquisa de Astronomia da Holanda (Nova, na sigla em inglês). O memorando de entendimento define a relação entre as partes no desenvolvimento conjunto de pesquisa e educação em Astronomia e áreas afins, na Holanda e no Brasil.
Nova é a federação dos Institutos Astronômicos nas Universidades de Amsterdã, Groningen, Leiden – cujo reitor foi o representante na assinatura do memorando – e Nijmegen, que realiza pesquisa astronômica de ponta e visa formar jovens astrônomos do mais alto nível internacional.
O objetivo do memorando é estimular o desenvolvimento do intercâmbio de conhecimento; o intercâmbio de jovens pesquisadores, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação; a organização conjunta de conferências e workshops; obtenção de financiamento para projetos conjuntos de agências de financiamento; a organização de projetos de pesquisa em teoria, observações, tecnologia, educação ou história em áreas de interesse mútuo; e o intercâmbio de materiais e atividades para pesquisa, instrumentação, educação e divulgação.
O memorando permanecerá em vigor por cinco anos.
Humanidades
A segunda assinatura foi a do convênio para intercâmbio de estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Faculdade de Humanidades da Universiteit Leiden, que tem o intuito de estreitar a cooperação entre as duas faculdades, tendo como base o convênio de cooperação internacional existente entre as duas Instituições em todas as áreas acadêmicas desde setembro de 2014.
O intercâmbio envolverá de dois estudantes – de Graduação ou de Mestrado – por um ano acadêmico de cada Universidade ou quatro estudantes para um semestre de cada Universidade.
Durante a cerimônia de assinatura, a professora da FFLCH, Vera Lúcia Amaral Ferlini, e coordenadora do convênio pela Faculdade da USP, ressaltou que, com o acordo, será possível intensificar as relações que a Faculdade tem com a universidade holandesa, além de resgatar a relação histórica existente entre os dois países, desde os tempos do Brasil Colônia e do auge do açúcar no país.
A Universiteit Leiden foi fundada em 1575 e é uma das principais universidades de pesquisa internacionais da Europa. A instituição tem sete faculdades, nas áreas de Artes, Ciências e Ciências Sociais. A universidade tem 5.500 membros, entre professores e funcionários, e 25.800 estudantes. Tem entre seus quadros 16 ganhadores do Prêmio Nobel e 19 do Prêmio Spinoza.
(Foto: Ernani Coimbra)