Novos diretores assumem com compromisso de fortalecer e consolidar o Cena

Ernani Pinto Junior e Luiz Antonio Martinelli, respectivamente, diretor e vice-diretor do Cena, tomaram posse no dia 1º de dezembro

02/12/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 05/12/2022 as 16:20
A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Cena – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, foram empossados os novos diretor e vice-diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), Ernani Pinto Junior e Luiz Antonio Martinelli, respectivamente.

Em seu discurso de posse, o novo diretor agradeceu aos colegas, funcionários e pesquisadores pela confiança depositada neles para a direção do Cena nos próximos anos. “É com muita honra que recebemos essa tarefa e nos dedicaremos com afinco para a função. Atuaremos em sintonia com a Reitoria, com respeito, responsabilidade e cordialidade. Seguiremos firmes e motivados frente aos grandes desafios atuais e futuros”, afirmou o novo diretor.

O programa de gestão da nova diretoria contempla sete eixos principais: o fortalecimento da atuação dos docentes, a consolidação do ensino de graduação e pós-graduação, incentivos às inovações e pesquisa, a integração entre as áreas científica e administrativa do Cena, a carreira profissional e acesso a benefícios complementares, as diretrizes orçamentárias consolidadas e o incentivo a atividades de ensino e extensão.

“Nossa gestão segue uma sequência de excelentes diretores do Cena, que implantaram mudanças e atuações decisivas para o fortalecimento da Unidade como a excelência em ensino, pesquisa e inovação. Foram gestões de sucesso, e continuaremos essa trajetória para manter o Cena como expoente em nossas áreas de atuação e atingir outros patamares para a consolidação de nosso instituto junto à comunidade USP e ao Brasil. Contamos com todos para nos ajudar nesse desafio”, ressaltou.

A ex-vice-diretora Tsai Siu Mui, o ex-diretor José Albertino Bendassolli, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a secretária-geral Marina Helena Cury Gallottini, o diretor Ernani Pinto Junior e o vice-diretor Luiz Antonio Martinelli – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, em seu discurso, explicou que o dirigente assume com um plano de gestão e com o compromisso de manter a excelência da Universidade, mas sua gestão vai se adaptando às mudanças que vão surgindo no decorrer do período e é esse processo que vai definir as características da gestão.

“A Universidade vive uma situação bastante favorável e é hora de apresentarmos novidades e mudanças. A sociedade espera muito da USP, somos o modelo de ensino superior no Brasil, e temos a responsabilidade de criar soluções para os problemas da sociedade. Vamos trabalhar juntos, somos capazes de dar essa resposta. Podem contar com o apoio de toda a equipe da Reitoria”, disse o reitor.

Quem são

O diretor Ernani Pinto Junior é farmacêutico formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Unidade em que foi professor associado entre os anos de 2003 e 2019. Ingressou como professor titular do Cena em 2019.

Atua na área de toxicologia ambiental agrícola e aquática, metabolômica e proteômica, com ênfase em análises de cianotoxinas, peptídeos, produtos naturais de cianobactérias e microalgas. Coordena projetos na área de toxicidade e qualidade da água.

Luiz Antonio Martinelli é pesquisador da Divisão de Funcionamento de Ecossistemas Tropicais do Cena. Graduado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq),Martinelli desenvolve pesquisas na área de Ecologia, com ênfase em Dinâmica de Ecossistemas Tropicais, utilizando isótopos estáveis como traçadores dos ciclos do carbono, nitrogênio e água.

O vice-diretor Luiz Antonio Martinelli (esquerda) e o diretor Ernani Pinto Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens