A Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) lamenta o falecimento de um dos principais historiadores e cientistas políticos brasileiros, Boris Fausto, ocorrido nesta terça-feira, dia 18 de abril, aos 92 anos.
Fausto nasceu em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1930. Formou-se bacharel em Direito pela USP, em 1953. Em 1966, graduou-se em História pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), onde realizou estudos de pós-graduação e obteve os títulos de doutor e livre-docente. Foi professor no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), assessor jurídico da Universidade e membro da Academia Brasileira de Ciências.
É autor de livros fundamentais para a compreensão do Brasil do século 20, como A Revolução de 1930: Historiografia e História, Memória e História e História do Brasil, o livro mais vendido da Editora da USP (Edusp), além de ser organizador de História Geral da Civilização Brasileira – este último em parceria com Sérgio Buarque de Holanda.
A Reitoria se solidariza com a família e os amigos do professor neste momento de consternação.
Carlos Gilberto Carlotti Junior (reitor) e Maria Arminda do Nascimento Arruda (vice-reitora)
(O velório do professor Boris Fausto será realizado na Funeral Home, na região da Avenida Paulista, a partir de 8h desta quarta-feira, dia 19 de abril)
Nota da Redação: Em razão dos falecimentos dos professores Boris Fausto, Hilton Thadeu Zalate do Couto, professor titular da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), e lvan Gilberto SandovaI Falleiros, ex-diretor da Escola Politécnica (Poli), a Reitoria decretou luto oficial na Universidade no dia 19 de abril.