Na posição 81-90, a USP está entre as universidades de maior prestígio no mundo

A avaliação é da consultoria Times Higher Education, com base na opinião de 38 mil pesquisadores

15/02/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 20/02/2024 as 18:44

O Times Higher Education World Reputation Rankings classifica as universidades de acordo com a opinião de pesquisadores e acadêmicos – Arte sobre imagens THE World Reputation 2023

Classificada no grupo 81-90 pelo terceiro ano seguido, a USP é a única universidade latino-americana a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2023, divulgado nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro.

Elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), o ranking classifica as instituições de acordo com a opinião de mais de 38 mil pesquisadores e acadêmicos que são convidados a elencar, com base em sua própria experiência, até 15 universidades que considerem ser as melhores em termos de pesquisa e ensino.

Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo décimo terceiro ano seguido), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).

THE World Reputation Ranking 2023
Universidade HarvardEstados Unidos
Instituto de Tecnologia de MassachusettsEstados Unidos
Universidade StanfordEstados Unidos
Universidade de OxfordReino Unido
Universidade de Cambridge Reino Unido
Universidade da California, BerkeleyEstados Unidos
Universidade PrincetonEstados Unidos
Universidade TsinghuaChina
Universidade YaleEstados Unidos
10ºUniversidade de TokyoJapão
81-90Universidade de São PauloBrasil

Ao todo, 31 países tiveram universidades classificadas entre as 200 melhores. Os Estados Unidos são o país com mais instituições na lista, 52 universidades. Na sequência, vem o Reino Unido, com 20 instituições; China, com 15; e Alemanha, com 14.

O Brasil é o único país da América Latina a ter pelo menos uma universidade classificada. Na posição 81-90, a USP se equipara a instituições como a Universidade Leiden (Holanda), a Universidade Nacional Australiana (Austrália) e a Universidade de Bonn (Alemanha). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a outra brasileira da lista, classificada no grupo 151-175.

Os pontos para avaliar a reputação referem-se ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre as mais de 6 mil instituições de ensino superior existentes no mundo.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.