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Fotomontagem com elementos flaticon - Arte: Ana Júlia Maciel/Jornal da USP
Mais de 40% dos programas de pós-graduação da USP têm nível de excelência
De acordo com o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal Capes, dos 260 programas oferecidos pela USP, 108 receberam notas 6 e 7, considerados com padrão internacional de qualidade
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal Capes, que abrangeu cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Brasil, entre os anos de 2017 e 2020.
A USP teve 260 programas avaliados, sendo que 220 deles possuem cursos de mestrado e doutorado; 15, apenas com mestrado; e 25, apenas com mestrado profissional.
No caso da Universidade, 51 dos 260 programas avaliados receberam nota 7, considerado o conceito mais alto da classificação. Na avaliação passada, esse número foi de 50. Além desses cursos que obtiveram a nota máxima, 57 receberam o conceito 6, indicando um desempenho equivalente a padrões internacionais de qualidade. Outros 78 programas ficaram com a nota 5, ou seja, do total de programas avaliados, 71,5% atingiram nível de excelência (com conceitos 5, 6 e 7).
A Capes também avaliou 58 programas da USP com nota 4 e 15 receberam o conceito 3, o que significa desempenho regular, mas que atende aos padrões mínimos de qualidade. Apenas 1 programa da USP recebeu a nota 2.
Todos os Programas de Pós-Graduação
Quadrienal 2017
(2013/2016)
FINAL
Nota 1 | 0 |
---|---|
NOTA 2 | 0 |
NOTA 3 | 18 |
NOTA 4 | 77 |
NOTA 5 | 76 |
NOTA 6 | 40 |
NOTA 7 | 50 |
Total | 261 |
(=) | 172 |
---|---|
(▲) | 55 |
(▼) | 34 |
Total | 261 |
Quadrienal 2021
(2017/2020)
Antes do recurso
Nota 1 | 0 |
---|---|
NOTA 2 | 1 |
NOTA 3 | 15 |
NOTA 4 | 58 |
NOTA 5 | 78 |
NOTA 6 | 57 |
NOTA 7 | 51 |
Total | 260 |
(=) | 165 |
---|---|
(▲) | 73 |
(▼) | 22 |
Total | 260 |
“Esse é o melhor desempenho dos programas de pós-graduação da USP na Avaliação da Capes. Esse resultado mostra que a USP continua sendo uma referência no Brasil e que estamos avançando ainda mais na excelência de nossos programas, prova de que os esforços realizados pela Pró-Reitoria nos últimos anos para aumentar a qualidade dos trabalhos estão dando resultados”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho.
Outro aspecto interessante é que, pelos critérios da Capes, apenas os programas que possuem mestrado e doutorado podem ser avaliados com notas 6 e 7. Dessa forma, se considerarmos apenas os 220 programas com mestrado e doutorado da USP, 49,1% deles foram considerados de excelência, com notas 6 e 7. Na última avaliação da Capes, realizada em 2017, esse porcentual era de 40,9%.
Programas com mestrado e doutorado ou só doutorado
Quadrienal 2017
(2013/2016)
FINAL
Nota 3 | 2 |
---|---|
NOTA 4 | 55 |
NOTA 5 | 73 |
NOTA 6 | 40 |
NOTA 7 | 50 |
Total | 220 |
(=) | 140 |
---|---|
(▲) | 48 |
(▼) | 32 |
Total | 220 |
Quadrienal 2021
(2017/2020)
Antes do recurso
Nota 3 | 0 |
---|---|
NOTA 4 | 39 |
NOTA 5 | 73 |
NOTA 6 | 57 |
NOTA 7 | 51 |
Total | 220 |
(=) | 138 |
---|---|
(▲) | 63 |
(▼) | 19 |
Total | 220 |
O pró-reitor lembra que o resultado pode ser ainda melhor, já que a Universidade estuda a interposição de recursos e pedidos de reconsideração de nota. O resultado final da Avaliação será divulgado em dezembro.
Impactos da pandemia
Um aspecto importante dessa avaliação é que o ciclo incluiu 2020, o primeiro ano da pandemia da covid-19. No caso da USP, as medidas adotadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação possibilitaram que a titulação dos alunos não sofresse interrupção e minimizaram os efeitos do isolamento social.
“Em 2020, fomos obrigados a fazer uma rápida transição para o trabalho remoto, ajustando todo o sistema e construindo modelos para que os exames de qualificação e defesas pudessem ser realizados no formato on-line. Claro que as pesquisas sofreram com as limitações do isolamento social, mas conseguimos titular os nossos alunos”, explicou Castro.
Além da avaliação da Capes, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação também disponibiliza ferramentas para que os programas tenham parâmetros melhores para análise, como o WeR-USP-PG – um sistema de análise quantitativa que extrai dados do Sistema Janus, das plataformas Sucupira e Lattes e de três bancos de dados (Google Scholar, Scopus e Web of Science) para disponibilizar informações sobre produção científica, citações e número de defesas de teses.
Pró-reitor Márcio de Castro Silva Filho – Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Qualidade atestada
O processo de avaliação da Capes contou com a participação de consultores, professores e pesquisadores de todas as regiões do Brasil. As equipes avaliaram o panorama e as atividades dos programas de pós-graduação, durante os anos de 2017 a 2020, para atestar a qualidade dos cursos, acompanhando sua qualificação. Entre os critérios da avaliação estão a proposta do programa, análise do corpo docente, análise do corpo discente e trabalhos de conclusão, produção intelectual e inserção social.
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Os cursos são separados em 49 áreas de avaliação e analisados por comissões específicas para cada área. Os cursos recebem notas entre 1 e 7, sendo que as notas 1 e 2 determinam o descredenciamento dos programas.
Como explica o pró-reitor, “o modelo de avaliação da Capes é único no mundo. É uma referência para todo o sistema nacional de pós-graduação, indicando as áreas e programas mais bem avaliados e também aqueles que devem ser melhorados. Também tem um grande impacto na decisão dos alunos, que dispõem de mais informações para escolher um programa adequado”.
Avaliação Capes
A avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil é realizada regularmente desde 1976, ou seja, há mais de quarenta e cinco anos, e se consolidou como um importante instrumento para certificar a qualidade da pós-graduação nacional, resultando em elementos e indicadores que permitem induzir e fomentar ações governamentais de apoio à pós-graduação, identificando assimetrias, impulsionando o avanço científico e fornecendo estudos e subsídios para ações governamentais, de instituições de ensino superior e para as agências de fomento, tanto brasileiras quanto internacionais.
Esse tipo de avaliação, nos moldes em que é realizado na Capes, é inédito no mundo e contribui para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira, fornecendo, inclusive, subsídios para fazer avanços na ciência, tecnologia e inovação do País.
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