IFSC concede título de professor honorário a José Nelson Onuchic

Na cerimônia também foi outorgada a medalha de honra do instituto ao docente; evento contou com a presença do reitor da USP

15/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 23/04/2019 as 14:38
O homenageado, professor José Nelson Onuchic, e o reitor Vahan Agopyan, na cerimônia – Foto: Ricardo Rehder Cardoso

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 12 de abril, da cerimônia de outorga do título de professor honorário concedido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) a José Nelson Onuchic. Na sessão solene da Congregação do IFSC, promovida no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, no campus de São Carlos, também foi outorgada a medalha de honra do Instituto ao docente.

Além do reitor, participaram do evento o diretor do IFSC, Vanderlei Salvador Bagnato; o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; os docentes do IFSC, Richard Charles Garratt e Ana Paula Ulian de Araújo, proponentes da homenagem; a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Wanda Hoffmann; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da USP, Marco Antonio Zago.

José Nelson Onuchic é professor de Física e Astronomia, Química e Biociências na Universidade Rice, nos Estados Unidos, e codiretor do Centro para Física Biológica Teórica, um dos dez centros de excelência em física criados pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. Ex-aluno do IFSC, Onuchic é uma referência na área de física biológica, um campo que desenvolve e utiliza métodos modernos de física teórica para tentar solucionar fenômenos biológicos complexos, tais como o dobramento de proteínas.

O título de professor honorário do IFSC foi criado em 2007 como forma de homenagear figuras de grande importância para a formação e contribuição científica do instituto. Desde sua criação, a honraria foi concedida a três personalidades: William Phillips, Nobel em Física de 1997; Daniel Kleppner, considerado o “senhor física atômica dos EUA”; e Thomas Blundell, professor emérito da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Exemplo

Na cerimônia, em curto e emocionado discurso, Onuchic relembrou os tempos que passou no campus de São Carlos. “Foi no IFSC onde cresci, me desenvolvi como cientista e fiz muitos amigos, que levo até hoje. É por isso que essa homenagem é tão especial: expressa um carinho feito por pessoas que me valem muito. Mesmo longe do instituto, tenho acompanhado seu crescimento e é o que eu quero que continue acontecendo. Mesmo longe, quero poder contribuir para o desenvolvimento deste instituto e da Universidade de São Paulo como um todo”, sublinhou o convidado.

A sessão solene da Congregação do IFSC foi realizada no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, no campus de São Carlos – Foto: Ricardo Rehder Cardoso

Em sua intervenção, o reitor Vahan Agopyan enalteceu o currículo do homenageado, que traduz as “importantes pesquisas que tem realizado para o desenvolvimento científico em prol da sociedade”. “Em nome da Universidade, agradeço a oportunidade de poder participar desta homenagem e gostaria de destacar a importância que o IFSC tem para a USP. O professor Onuchic é um acadêmico que gosta do que faz e dá o melhor de si em sua função”, destacou.

Para o diretor do IFSC, Vanderlei Salvador Bagnato, “José Nelson é, além de um amigo pessoal, um extraordinário amigo do Instituto de Física de São Carlos e um exemplo para a USP”.

Mais cedo, Onuchic ministrou a aula magna Exploring the Energy Landscape for Protein Folding and Function: Integrating Structural Models and Sequence Coevolution Information. No dia 13, o docente fez uma conferência sobre física biológica no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Homenagem

A cerimônia contou, ainda, com uma homenagem promovida pela Câmara Municipal de São Carlos, que, por meio de um projeto de lei, propôs a nomeação de uma área de lazer da cidade como “Professor Doutor Nelson Onuchic”, pai do homenageado.

José Nelson é um dos quatro filhos do casal Nelson Onuchic e Lourdes de la Rosa Onuchic. Ambos foram pesquisadores de destaque no ICMC e contribuíram significativamente para o desenvolvimento da matemática no Brasil.

Galeria de Diretores

No mesmo dia, o reitor Vahan Agopyan participou da cerimônia de entronização do quadro do ex-diretor do IFSC, Tito José Bonagamba, na Galeria de Diretores da Unidade. Bonagamba foi diretor do Instituto entre os anos de 2014 a 2018.

O vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, que foi diretor do IFSC no período de 2010 a 2014, também compareceu ao evento, além de outros dirigentes da USP.

(Da esq. p/ dir.) O ex-diretor do IFSC, Tito José Bonagamba; a esposa do professor, Janice Bonagamba; o reitor da USP, Vahan Agopyan; e o diretor do Instituto, Vanderlei Salvador Bagnato, descerraram o quadro – Foto: Ricardo Rehder Cardoso

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFSC/USP