Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade realiza 500ª reunião da Congregação

A reunião histórica foi realizada virtualmente e contou com a participação do reitor Vahan Agopyan

17/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 21/09/2020 as 23:16
Arte: Jornal da USP

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) realizou ontem, dia 16 de setembro, sua 500ª reunião de congregação. A reunião foi virtual, em decorrência da pandemia da covid-19, e contou com as participações do reitor Vahan Agopyan e do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes.

Na abertura da reunião, o reitor ressaltou a importância dos órgãos colegiados para a tomada de decisões. “Graças aos colegiados fortes que temos, a USP e suas Unidades estão conseguindo manter o debate e defender a instituição neste momento tão atípico em que as universidades são atacadas por diversas frentes. Os membros da congregação são os guardiões da nossa autonomia administrativa, financeira e acadêmica”, afirmou Agopyan.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes ressaltou o protagonismo da FEA na gestão da Universidade, não só com dirigentes da Reitoria – como o ex-reitor Jacques Marcovitch (gestão 1997-2001) e o ex-vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz (gestões 2002-2006 e 2010-2013) –, mas também atuando na Comissão de Orçamento e Patrimônio.

Fabio Frezatti – Foto: Divulgação/FEA

Um vídeo comemorativo da 500ª Reunião de Congregação foi exibido durante o evento, com depoimentos de ex-diretores e os eventos marcantes nos 74 anos da Faculdade.

“A congregação representa o coletivo e é composta por docentes, servidores e alunos que se debruçam para analisar, discutir e decidir de forma conjunta o direcionamento da FEA na sua gestão cotidiana. Estamos aqui para lembrar e parabenizar a comunidade feana pela trajetória e pelo legado coletivo”, ressaltou o diretor Fabio Frezatti.

Na reunião foi aprovada a nova proposta de regimento da Unidade e também foi outorgado o título de professor emérito aos professores Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos, do Departamento de Administração, e Antonio Carlos Coelho Campino, do Departamento de Economia.

Congregação

A primeira reunião de congregação da então Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) aconteceu no dia 13 de agosto de 1946, na época em que a Faculdade ocupava um prédio da Rua Doutor Vila Nova, na Vila Buarque.

A reunião foi presidida pelo primeiro diretor da FCEA, José Reis, e teve como finalidade instalar a Congregação, indicar dois professores para diretor, dois para vice-diretor, dez para o Conselho Técnico Administrativo e um para representante da Congregação no Conselho Universitário.

Atualmente, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade possui cerca de 130 docentes e oferece quatro programas de Graduação, com as notas máximas de suas áreas. Ao todo, possui 3.700 alunos, sendo 3 mil só de Graduação, e forma quase 500 profissionais por ano. Em 74 anos de história já outorgou mais de 4 mil títulos de pós-graduação.