Na comemoração de seus cinco anos, IAU inaugura Centro de Produção Digital

No dia 14 de agosto, no auditório Paulo de Camargo e Almeida, aconteceu a sessão solene da Congregação, em comemoração dos 30 anos do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e dos cinco anos da criação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).

19/08/2015 - Publicado há 9 anos

No dia 14 de agosto, foi realizada a sessão solene da Congregação em comemoração dos 30 anos do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e dos cinco anos da criação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU)

O diretor do IAU, Carlos Alberto Ferreira Martins, abriu a sessão falando um pouco sobre a história da criação do curso, então vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e sua trajetória até o dia 14 de dezembro de 2010, quando o Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a criação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

A sessão solene da Congregação foi realizada no auditório Paulo de Camargo e Almeida do IAU

“Formamos, até o dia de hoje, 702 arquitetos e urbanistas, 549 mestres e 78 doutores. Temos a convicção de que a todos e a cada um deles dissemos e tentamos demonstrar, com o exemplo dos docentes e servidores, que a pesquisa rigorosa, o exercício da reflexão crítica, a geração de novos conhecimentos e a capacitação de novos profissionais só podem ser realizadas em consideração às necessidades da população que nos mantém e aos desafios do desenvolvimento e da soberania do país ao qual somos permanentemente chamados a construir”, enfatizou o diretor.

Em seu discurso, o reitor Marco Antonio Zago lembrou que “a história do IAU contém um grande paralelismo com a história da USP, ambas geradas a partir de um sonho. Hoje, 81 anos depois, percebemos que o sonho se realizou de acordo com o que aquelas personalidades brilhantes sonharam. Nossa função não é formar pessoas que façam a mesma coisa, de um jeito sempre igual. Nossa missão é criar uma liderança. A USP é, de fato, uma universidade muito diferente do ponto de vista brasileiro”.

Zago também reforçou a necessidade de se pensar nos anseios da sociedade, na modernização dos cursos e no fortalecimento das missões que representam as atividades-fim da USP. Para concluir, reiterou que, apesar das dificuldades transitórias enfrentadas pela Universidade, alguns projetos essenciais para a vida da instituição devem ser considerados. Por isso, espera poder inaugurar, no final de 2016, a biblioteca do IAU.

A arquiteta Luciana Márcia Gonçalves, formanda da primeira turma do curso de Graduação, foi convidada a falar em nome dos alunos egressos da Unidade. Também discursaram o professor Azael Rangel Camargo, representando os docentes, e o ex-diretor da EESC e ex-chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Eugênio Foresti.

A solenidade contou ainda com a participação do vice-reitor Vahan Agopyan; do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda; do chefe de Gabinete e superintendente do Espaço Físico, Osvaldo Shigueru Nakao; do superintendente de Relações Institucionais, José Roberto Drugowich de Felício; além de outros dirigentes da Universidade, professores e funcionários do Instituto.

Além do Centro de Produção Digital, inaugurado após a sessão solene da Congregação, o IAU também deverá ganhar uma nova biblioteca até o final do ano que vem

Centro de Produção Digital

Após a sessão solene, houve a inauguração do Centro de Produção Digital (CPDig) do IAU. O centro possui um estúdio para gravação, uma ilha de edição, uma sala de controle e uma sala de aula inteligente, para os alunos de Graduação e de Pós-Graduação.

O novo espaço permitirá ao Instituto transmitir seus eventos e programações ao vivo pela internet, além de produzir material audiovisual tanto para seu acervo quanto para apoio às atividades didáticas de seus cursos presenciais.

(Fotos: Ernani Coimbra)