Uma cerimônia realizada no dia 10 de outubro marcou o encerramento da primeira etapa do programa de parceria estratégica wwu.usp, entre a USP e a Universidade de Münster (WWU, na sigla em alemão).
“Hoje estamos celebrando o encerramento da primeira fase dessa parceria e já iniciamos formalmente a segunda etapa, que, com certeza, agregará mais unidades e terá ainda mais sucesso”, disse o reitor Vahan Agopyan, na abertura da cerimônia.
O diretor do Centro Brasil da WWU, Bernd Hellingrath, falou dos principais objetivos da iniciativa, das atividades desenvolvidas nesses primeiros três anos (2015-2018) e sobre o planejamento para os próximos anos.
Em seguida, os coordenadores dos focos temáticos apresentaram as principais atividades desenvolvidas e os resultados das pesquisas. Fernando Batista da Costa falou sobre o tema Doenças Negligenciadas; os professores José Maria de Arruda de Andrade e Heinz Dietrich Steinmeyer, sobre o tema Direito; e Bernd Hellingrath, sobre Sistemas de Informação.
O vice-reitor da WWU, Michael Quante, lembrou o longo e relevante histórico de cooperação já existente entre as duas universidades. “O Centro Brasileiro da WWU tem sido um elemento importante por coordenar as atividades, definindo objetivos e estratégias, formando grupos de pesquisadores em torno de temas de interesse. A USP é a nossa principal parceira no Brasil e nossas expectativas são ainda maiores para a próxima etapa do projeto”, afirmou.
Também participaram do evento o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; os diretores adjuntos da Aucani, Valmor Alberto Augusto Tricoli e Marcio Lobo Netto; o ex-diretor do Centro Brasil, Ricardo Schuch; a diretora do Escritório de Representação do Centro Brasil da WWU em São Paulo, Anja Grecko Lorenz; e o assessor da Reitoria, Gerson Damiani.
WWU.USP
Lançado oficialmente em 2015, o projeto wwu.usp é uma parceria estratégica entre a USP e a alemã Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU).
O projeto conta com o apoio do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), por meio do programa Parcerias Estratégicas e Redes Temáticas, tendo sido o único com envolvimento de instituições do Brasil e da Alemanha aprovado na linha de financiamento Parcerias Estratégicas.
Os objetivos gerais da parceria incluem a criação de clusters temáticos, o início de novos projetos conjuntos de pesquisa e a capacitação de jovens pesquisadores via seminários de verão/inverno e programas de pós-graduação sanduíche. Dentre as metas específicas de cada setor prioritário da parceria estratégica, destacam-se: formar centro de competências para combate a doenças tropicais, como malária e leishmaniose, entre outras; estabelecer cluster de direito econômico, financeiro, social e tributário; e integrar a USP ao Centro Europeu de Pesquisa sobre Sistemas de Informação, do qual a WWU participa.