USP e Universidade de Münster promovem treinamento em inovação

No dia 14 de setembro, o reitor Marco Antonio Zago participou da abertura do Bio Inspiration Leadership Training, um treinamento oferecido pela USP em parceria com a Universidade de Münster (Alemanha).

16/09/2015 - Publicado há 9 anos

A abertura do Bio Inspiration Leadership Training aconteceu no dia 14 de setembro, no auditório da Agência USP de Inovação.

Com duração de uma semana, o Bio Inspiration Leadership Training é um treinamento promovido pela USP, por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), e pela Universidade de Münster, com o objetivo de proporcionar um ambiente intercultural e interdisciplinar, com palestras sobre inovação, liderança e empreendedorismo, trabalhos em grupo e atividades de campo.

994X7521edited
O Bio Inspiration Leadership Training é o primeiro de uma série de eventos programados pelas duas universidades

Cerca de 30 alunos de Graduação e de Pós-Graduação, além de pesquisadores de diversas áreas, brasileiros e alemães, foram selecionados pelas duas universidades para participar do treinamento, que aborda temas como inovação, liderança e empreendedorismo, experimentando processos criativos a partir da bioinspiração.

Na cerimônia de abertura, o reitor Marco Antonio Zago explicou que “a USP tem relações acadêmicas com muitas instituições do mundo, mas, nos últimos anos, temos fortalecido as relações com universidades selecionadas, como é o caso da Universidade de Münster. Esse é o primeiro de uma série de eventos programados pelas duas universidades e sua importância é grande, pois aborda um aspecto fundamental na vida econômica brasileira que é a inovação, algo sobre o qual temos muito a aprender com nossos colegas alemães”.

O cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, ressaltou que “o evento fortalece a parceria científica entre o Brasil e a Alemanha, e que o Estado de São Paulo é o principal produtor de pesquisa e inovação do Brasil”.

A cerimônia também contou com a participação do diretor Adjunto na Área de Relações Acadêmicas Internacionais da Aucani, Maurício da Silva Baptista; do diretor do Brazil Centre WWU Münster, Ricardo Schuch; do diretor do Innovation Office AFO-WWU Münster, Wilhem Bauhus; e da diretora do Information Centre DAAD, Anna Barkhausen.

wwu.usp

O Bio Inspiration Leadership Training é a primeira atividade do projeto “wwu.usp”, uma parceria estratégica entre a USP e a alemã Westfälische Wilhelms-Universität Münster.

O projeto conta com o apoio do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), por meio do programa “Parcerias Estratégicas e Redes Temáticas”, tendo sido o único com envolvimento de instituições do Brasil e da Alemanha aprovado na linha de financiamento “Parcerias Estratégicas”.

(Foto: Ernani Coimbra)