Simpósio debate os efeitos da perda e do luto durante a pandemia

Gratuito e aberto ao público, evento será realizado no dia 3 de outubro no YouTube

 22/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por

A dor da perda foi intensificada pela pandemia. O mundo contabiliza, até o momento, mais de 950 mil mortes por covid-19. Sempre encontramos alguém que perdeu um amigo, filho, pais, avós, esposos ou vizinho. É para falar sobre esse sentimento, tão comum a todos os seres humanos, que o grupo de estudos Lutos e Terminalidades, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promove o simpósio Lute: Lutos e Mortes na Pandemia.  

A professora Érika Arantes de Oliveira Cardoso, coordenadora do simpósio, conta que a ideia é proporcionar um momento de estudos e reflexão sobre como o luto e a perda afeta a todos. “O evento vai falar sobre os impactos negativos da pandemia e as possibilidades de preservação e cuidados com a saúde mental.”

Para a professora, “estamos todos vivenciando um momento de inúmeras perdas. Perdas concretas e subjetivas. Perdemos pessoas que amamos, sofremos por pessoas que não conhecemos, perdemos o mundo que nos era familiar e seguro. Foram muitas mudanças impostas e que exigiram adaptação imediata. Nesse cenário, é esperada a vivência de muitos lutos que precisam ser olhados, compreendidos e amparados”.

Durante o evento, serão debatidos assuntos como a morte e o luto na hipermodernidade, o luto do ponto de vista das crianças, a saúde mental em tempos de pandemia e um panorama histórico sobre a percepção dos conceitos de morte e morrer. Entre os palestrantes estão os psicólogos Breno César de Almeida Silva, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e Juliana Tomé Garcia e Lucas dos Santos Lotério, ambos graduados pela FFCLRP.   

O simpósio Lute: Lutos e Mortes na Pandemia é promovido pelo grupo de estudos Lutos e Terminalidades, do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS), e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP. Gratuito e aberto ao público, será realizado no dia 3 de outubro, das 9 às 17 horas, no YouTube. Haverá emissão de certificados. Para se inscrever, basta preencher um formulário on-line aqui

Mais informações estão na página do grupo Lutos e Teminalidades no Instagram


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.