Estudos sobre saúde mental na pandemia renderam prêmios a alunos da USP

Congresso foi em Portugal no início do mês e os premiados são da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

 28/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Dois estudos de pesquisadores do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, receberam o Prêmio Investigador de Mérito no 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, realizado em Portugal, de 8 a 10 de setembro deste ano, orientados pelos professores Manoel Antônio dos Santos e Érika Arantes de Oliveira-Cardoso. 

Os trabalhos premiados dedicaram-se aos temas da saúde mental dos profissionais de saúde que atendem pacientes com comportamentos suicidas e o apoio a familiares de luto por vítimas da covid-19. Ao todo, foram 345 trabalhos inscritos no congresso promovido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, com o tema Psicologia e Saúde em Tempos de Crise, entre eles, oito de alunos da USP. 

Profissionais de saúde mental e o atendimento a pessoas com comportamento suicida

A aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Natália Gallo Mendes Ferracioli recebeu o Prêmio Investigador de Mérito, com o trabalho Sujeito oculto: profissionais de saúde mental e o trabalho com pessoas com comportamento suicida. O estudo, que teve como orientador o professor Manoel Antônio dos Santos e a coautoria de Elaine Campos Guijarro Rodrigues, doutoranda do PPGP, e da professora Érika Arantes de Oliveira-Cardoso, aborda a experiência de profissionais de saúde mental na assistência a pacientes com comportamento suicida. “O contato recorrente com pacientes que apresentam comportamento suicida frequentemente elicia sentimentos extremos nos profissionais de saúde, que tendem a ser invisibilizados”, afirmam os autores. 

Segundo os resultados do trabalho, “os profissionais experimentam sentimentos ambivalentes durante o trabalho com a população vulnerável ao risco suicida, que repercutem e geram transformações significativas nas esferas da vida pessoal e laboral”. Esses resultados podem contribuir para a capacitação multiprofissional, incluindo o cuidado emocional aos profissionais em programas de posvenção, levando em consideração a prevenção de possíveis complicações decorrentes da exposição ao processo de luto.

 Neste estudo, os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática da literatura a partir das bases de dados PubMed/Medline, Web of Science, Scopus, PsycINFO, CINAHL e Lilacs. Entre 2015 e 2021, 852 artigos sobre o tema foram identificados, dentre eles os 21 que foram incluídos no estudo. 

 

Apoio a familiares de luto pela covid-19 

O segundo trabalho premiado, Grupo online de apoio a familiares enlutados pela COVID-19 no contexto brasileiro, é da pesquisadora Pâmela Perina Braz Sola, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP e bolsista da Capes, orientada pela professora Érika Arantes de Oliveira-Cardoso. O trabalho teve a coautoria do professor Manoel Antônio dos Santos, Jorge Henrique Correa dos Santos e Juliana Tomé Garcia, mestrando e mestra pelo PPGP, respectivamente. 

De acordo com os autores do trabalho, o grupo on-line de apoio aos familiares enlutados nasceu da necessidade de oferecer suporte a pessoas enlutadas pela covid-19. Participaram do grupo três psicólogos e nove enlutados, com idades entre 21 e 52 anos. No total, foram 20 sessões com 80 minutos de duração, realizadas de agosto a dezembro de 2021. Cada sessão contou, em média, com cinco participantes. 

As sessões foram transcritas e o material submetido a análise qualitativa. Os dados obtidos foram organizados em quatro categorias: Estou exalando saudades: foram comuns falas de sentir-se perdido(a) e sem motivação após perda do(s) familiar(es); O luto e solitário: os relatos apontam para o desconforto diante do mundo que continua com festividades, apesar das perdas sofridas, agravado pela proximidade do Natal; Parece que não é certo ficar feliz: as falas figuram momentos de felicidade e culpa por sentirem-se bem em determinadas situaçõesEle dizia para eu realizar meus sonhos: o conforto obtido nas lembranças, concretas ou emocionais, agindo como combustível para continuidade da vida

Ao final, os pesquisadores constataram que esse grupo constituiu um espaço de oferta de cuidados psicológicos, ajuda mútua e auxílio na elaboração da perda, sendo uma “alternativa efetiva para oferta de cuidados psicológicos e ajuda mútua diante da crise, favorecendo recursos para conforto, alívio das tensões e manutenção da rede de apoio em tempos de distanciamento social”.

Todos os trabalhos, incluindo os vencedores, serão publicados em uma edição especial da revista Psicologia, Saúde & Doenças


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.