Roda de conversa promove diálogo sobre neurodivergência na universidade

Iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, abre espaço para compartilhamento de experiências e discussão sobre a inclusão de neurodivergentes na universidade

 Publicado: 01/11/2024 às 11:33
No encontro do ICMC, especialistas da área de psicologia e pedagogia vão debater o conceito de neurodivergência – Foto: pikisuperstar

Na terça-feira, dia 5 de novembro, das 17h30 às 19 horas, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, vai promover uma roda de conversa para discutir a neurodivergência na universidade. Quando pensamos em como cada um de nós se relaciona com as outras pessoas e o mundo, será que todos funcionamos do mesmo jeito? Ao olhar ao nosso redor, não é difícil notar que, enquanto algumas pessoas, por exemplo, podem ter facilidade para aprender novos conhecimentos, lidar com prazos e se relacionar socialmente, outras podem apresentar algumas dificuldades e, se não forem realizadas adaptações, é possível que essas dificuldades impossibilitem o processo de aprendizagem e até a interação social. Então, como podemos construir um ambiente universitário que consiga acolher e incluir a todos, considerando essa diversidade de funcionamentos neurocognitivos?

+ Mais

Ilustração do coleticvo autista mostra diferentes mãos de calouros autistas (diagnosticados ou autodiagnosticados)

Estudantes com diagnóstico dentro do Transtorno do Espectro Autista podem solicitar adaptações em atividades acadêmicas

Discutir questões como essas é o principal objetivo do evento, promovido pela Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP). O diálogo com o tema Vamos conversar sobre neurodivergências? será realizado sala 3-010, aberto a todas as pessoas interessadas e sem inscrições prévias. Haverá, ainda, emissão de certificado para quem participar.

Durante a conversa, seis especialistas da área de psicologia e pedagogia vão debater o conceito de neurodivergência e conduzir um diálogo com os participantes, que poderão compartilhar suas dúvidas e experiências. Entre os eixos de discussão estão: a nomeação de neurodivergências, a busca por diagnóstico, e reflexões sobre possíveis adaptações pedagógicas no contexto universitário.

Entre os especialistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convidados estão: João do Carmo, professor do Departamento de Psicologia; Jorgeane Oliveira, doutoranda em Psicologia; Juliana Pereira, graduanda em Psicologia; Maiara Araújo Bernardini, graduanda em Pedagogia, formada em matemática, e professora na rede estadual de ensino; além de Mirella Becher Tanaka, psicóloga e doutoranda em Psicologia. Também participará do evento a psicóloga Danielle Gemaque, que é mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará.

Um dos objetivos do encontro é desmistificar o tema das neurodivergências, sendo o primeiro de uma série de atividades programadas pela CIP sobre o assunto. A iniciativa vai ao encontro das políticas que estão sendo implementadas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP. Recentemente, por exemplo, foram publicadas diretrizes gerais para atender às demandas das pessoas com deficiência e das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos dias 22 e 23 de outubro, realizou-se a 9ª edição do Congresso de Graduação da USP, em que foram discutidos fundamentos e práticas para promover um ensino mais inclusivo aos estudantes. 

Texto: Denise Casatti, da Assessoria de Comunicação do ICMC/USP, com apoio de Raquel Sampaio, da Fontes Comunicação Científica 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.