Exposição explora as várias línguas portuguesas faladas pelo mundo

Em exibição na USP até 10 de setembro, a produção apresenta a diversidade cultural do português nos países falantes da língua, por meio de elementos visuais e auditivos, além de ressaltar a variedade linguística da educação africana

01/09/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 04/09/2023 as 13:48

Texto: Camilly Rosaboni*

Arte: Gabriela Varão**

Fotomontagem: Jornal da USP - Imagens: Clker-Free-Vector-Images/Pixabay e OpenClipart-Vectors/Pixabay

O Centro MariAntonia (Ceuma) da USP recebe a exposição O Português de Moçambique no Caleidoscópio, que mostra a diversidade da língua portuguesa em países falantes do idioma, como Moçambique, Angola, Brasil e Portugal. Além disso, a mostra possibilita o contato com a história, gramática, vocabulário e relações do português de Moçambique com outras línguas. A mostra é gratuita e está disponível para visitação de terça a domingo, incluindo feriados, das 10 às 18 horas, até 10 de setembro, no Ceuma.

A exposição marca os dez anos da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, que está sediada na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique. As professoras da instituição moçambicana, Inês Machungo e Perpétua Gonçalves, são as organizadoras da exposição, que teve a curadoria do designer Vincent Caudry. As professoras Olga Coelho e Esmeralda Negrão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, são as responsáveis por trazer a produção ao Brasil.

Divulgação da exposição O Português de Moçambique no Caleidoscópio – Imagem: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

+ Mais

Diversidade linguística de Moçambique entra em cartaz

No vídeo a seguir, Inês Machungo explica a organização da exposição, sendo os mapas, gráficos, fotografias, cartoons, gravações em áudio e pôsteres que a compõem. Além disso, a professora destaca a diversidade cultural da língua portuguesa nos diferentes países. “O português é uma língua pluricêntrica e, através dos objetos que nós temos na exposição, nós procuramos mostrar como alguns conceitos são expressos de maneira diferente nas várias regiões em que o idioma é falado”, afirma a docente moçambicana. “Nossa intenção ao levarmos a exposição ao Brasil é dar a conhecer também um pouco da realidade cultural e geográfica do nosso país.”

O Português de Moçambique no caleidoscópio

No Edifício Rui Barbosa do Centro MariAntonia da USP, localizado na Rua Maria Antonia, 294

Disponível para visitação de terça a domingo e feriados, das 10 às 18 horas, até 10 de setembro

Mais informações: secretariama@usp.br/ imprensama@usp.br 11 3123-5202